Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Dezembro de 2012 11h12

Secretaria de Assistência Social prepara Mostra de Artesanatos para o mês de dezembro

05/12/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá realiza no mês de dezembro uma mostra de artesanatos com os produtos confeccionados durante as oficinas ofertadas nos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalado na capital.

A estimativa da Coordenadoria de Proteção Social Básica – responsável pelo gerenciamento das unidades  - é a de que cerca de 600 pessoas tenham sido beneficiadas diretamente com as atividades gratuitas.

Conforme a gerente dos CRAS, Cirlei Fernandes, o objetivo com a Mostra é disseminar o trabalho desenvolvido bem como potencializar a oferta de cursos.  Ela pontua que as aulas são destinadas ao atendimento prioritário das famílias que estejam inseridas em programas de transferência de renda e que integram o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF).  “Os cursos possibilitam a essas mulheres que agreguem mais renda a sua composição familiar”, pontua Cirlei. 

Somente em 2012, explica Cirlei, cerca de 30 oficinas foram ofertadas. “Sempre disponibilizamos as nossas oficineiras em sistema de rodízio, possibilitando que os todas as nossas unidades ofertem uma grande quantidade de cursos”.

Ela ainda frisa que a Assistência Social disponibiliza em todos os CRAS o Serviço de Fortalecimento de Vínculos (de zero a seis anos). Esse programa destina-se ao acompanhamento das crianças por uma equipe especial (composta por monitoras e orientadoras sociais) enquanto suas mães/responsáveis desenvolvem as atividades no CRAS.