Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Março de 2012 17h24

Secretaria de Assistência Social de Cuiabá inicia atividades do programa Valorizando Vidas

07/03/2012

Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá iniciou, nessa semana, a promoção de palestras destinadas ao público feminino da comunidade de Nossa Senhora da Guia, que será sede da primeira edição de 2012 do Programa de Governo “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, idealizado pela primeira dama do município Norma Sueli Galindo. Temas como valorização profissional, saúde, direitos, foram enfocados por assistentes sociais durante três dias de palestras no salão paroquial da comunidade. 

Nesse período, a Secretaria também realizou um levantamento sociocultural para a definição das dez selecionadas ao ‘Beleza na Praça’, que irá proporcionar uma verdadeira transformação nas moradoras do distrito. Elas serão apresentadas a comunidade no dia 17 de março, data agendada para o início do Programa na capital, que este ano terá edições temáticas, sendo a primeira delas: ‘Mulher’.

Cursos

Para os dias 13,14 e 15 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social irá disponibilizar três cursos para a comunidade, perfazendo um total de atendimentos de 140 pessoas. A estratégia empregada é ofertar oficinas que agreguem geração de renda às famílias.  A coordenadora de Proteção Social Básica da SMASDH, Ariane Baena, explica que no dia 13 de março serão disponibilizadas 40 vagas para a realização do curso de artesanato com massa de biscuit (20 pela manhã e 20 para o período matutino). No dia seguinte, será realizada a oficina para a confecção para cestas de jornais (20 pessoas). No dia 15 serão disponibilizadas 80 vagas (40 para períodos matutino e vespertino) para a confecção de bijus.

 Ela frisa que todas as inscritas, mediante a listagem de freqüência, irão receber um certificado do curso, assim como um kit básico para aquelas que desejarem iniciarem trabalhos artesanais como forma de complemento familiar.