Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Setembro de 2010 16h30

Secretário profere palestra na Abertura do Seminário de Agentes da Rede

03/09/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smasdh

Em palestra proferida na abertura do Seminário Agentes da Rede, na manhã desta sexta feira (03-09), no auditório da FIEMT, o secretário municipal de Assistência Social, Jader Moraes, discorreu acerca da responsabilidade dos agentes de direitos que atuam na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

“Os problemas enfrentados pelas famílias, vítimas de uma condição social menos favorecida, se reflete na vida das crianças e adolescentes. Para alcançá-las é preciso fazer toda a rede social funcionar” explicou o secretário. Ele apresentou dados de outras capitais que também buscam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Temos muito ainda o que fazer; entretanto, Cuiabá se destaca pela organização e mobilização dos agentes sociais para cumprir o Estatuto. Em 2009, o diretor de Políticas Públicas da SMASDH, Natalício Menezes, atendendo a convites, viajou por várias capitais do Brasil para falar sobre o Fórum da Criança e do Adolesceste, das ações do Fundo Criança (FIA) e dos Conselhos. Já avançamos muito e estamos à frente. Entretanto, ainda enfrentamos pobreza e vulnerabilidades. Precisamos acionar a rede para um trabalho intersetorial na atuação nas comunidades”, frisou Jader.

De acordo com o secretário, está prevista uma visita à capital do Rio Grande do Sul para falar sobre o mesmo tema. “Vamos a Porto Alegre, com as despesas pagas por eles, para falar sobre a metodologia de atuação que adotamos aqui em Cuiabá. Sobre a experiência do Fórum DCA-MT, do FIA e Comitê Pró-Infância. Mas isso não deve nos acomodar. É preciso avançar mais”.

O Seminário Agentes da Rede é realizado com apoio do Fundo para Infância e Adolescente e acontece nesta sexta feira até às 17:00 horas. Vai abordar temas como a Nova Lei da Filantropia e como Tecer e Fortalecer os Fios da Rede de Proteção à Criança e Adolescente.