Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Agosto de 2011 12h54

Reciclar e preservar o meio ambiente faz parte do projeto "Valorizando Vidas"

01/08/2011

Marcia Caetano/PMC

Servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) participaram nesta sexta feira (29-07) do movimento “Eu sou seletivo - reciclando e preservando o meio ambiente” criado para complementar o Projeto “Valorizando Vidas” de iniciativa da Primeira Dama de Cuiabá, Doutora Norma Sueli Galindo. O objetivo do projeto é  revitalizar e apoiar o trabalho dos trabalhadores responsáveis pela reciclagem de parte do lixo produzido na capital.

O movimento criado pela Diretoria de Gerência de Programas e Projetos pretende envolver todos os servidores, que a partir desta data definiram metas para diminuir o consumo de material de escritório e fazer a separação de todo o lixo descartado no órgão. Para isso os funcionários reciclaram galões descartados por indústrias e, após pintados, foram preparados com abertura retrátil, para serem utilizados como cestos de lixo separando os materiais orgânicos, metais, plásticos, papeis  e vidros.

Desta forma o lixo chegará em melhores condições de ser reaproveitado pelos  trabalhadores da COOPERMAR – Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis que atuam no Aterro Sanitário de Cuiabá, localizada na Estrada do Balneário Letícia, Bairro Várzea do Quilombo, a seis quilômetros do centro da capital.

Durante o lançamento do Projeto, a educadora ambientalista Maria Betânia Figueiredo sensibilizou os participantes da necessidade de cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente, de modo a cooperar com as pessoas que trabalham na usina de seleção dos resíduos sólidos do Aterro Sanitário.

 “Quando fazemos a nossa parte também estamos contribuindo com a qualidade de vida dos outros, facilitando o trabalho daqueles que separam o material. A destinação do material para reciclagem pode ser feita de várias formas. A coleta seletiva exige a consciência de cada um e esse é um bom exemplo que deve ser seguido por todos”. ressaltou a ambientalista.

A Diretora de Gestão da SMASDH, Rosa Luzardo, apresentou um vídeo de sensibilização sobre o tema, e chamou atenção dos servidores para a importância deste trabalho, que deve envolver todos os setores. “A equipe entendeu a nossa proposta transformou o aprendizado  neste movimento. Começamos também a incentivar o uso consciente da água, energia, impressão e telefone. A conscientização de todos é muito importante para alcançar a meta que estamos propondo”, encerou a diretora.