Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Outubro de 2012 11h03

Qualificação gratuita ajuda a transformar vidas em Cuiabá

29/10/2012

Patricia Neves (65) 3645-6810


A qualificação gratuita para futura inserção no mercado de trabalho por meio do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Tecnologia (Pronatec) tem funcionado como uma eficaz ferramenta para garantia de melhoria de vida a centenas de famílias. A ação é desenvolvida em parceria entre Governo Federal, Executivo Municipal e Sistema S.

Em Cuiabá, os treze Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalados na capital e administrados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano disponibilizam cursos para a população em situação de vulnerabilidade social.

Somente no CRAS do bairro Pedra 90, cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente em cursos de auxiliar de cozinha, modelista, operador de micro, e eletricista. “A oportunidade é única e as pessoas que residem nessa região tem conhecimento sobre a importância. O mercado de trabalho é muito concorrido”, explica a gerente da unidade, Bartira Souza.

Para Roxele Miranda Santos, 30 anos, a capacitação é um ‘ingrediente’ a mais para o currículo já que sua experiência no mercado formal de trabalho ainda é pequena. “Essa já e a segunda vez que eu participo de um curso por meio do Pronatec. Já fiz o de recepcionista. Estou na batalha”, cita. Roxele é uma das 30 alunas do curso de modelista que deve ser encerrado em novembro de 2012.  Mãe de duas crianças de sete e 14 anos, ela conta que tem expectativas extremamente positivas com a qualificação. “Me identifiquei com esse curso”, cita Roxele.

Moradora do bairro Voluntários da Pátria, a dona de casa Lindalva Lima, conta que  de segunda à sexta-feira pode ser encontrada no CRAS Pedra 90. ‘Fico bastante tempo aqui. Já fiz o curso de manicure e pedicure e agora estou nessa segunda formação. É muito bom.  É gratificante poder aprender”.

Em Cuiabá, 20 cursos são disponibilizados por meio do Pronatec beneficiando 3.593 pessoas. As atividades são gratuitas e o Governo Federal ainda disponibiliza uma ajuda de custo para que os estudantes mantenham-se presentes às aulas. Uniforme e material didático também são inclusos no pacote de serviços gratuitamente.