Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Maio de 2012 09h28

Pronatec oferta 1.381 vagas e inscrições devem ser feitas nos CRAS

15/05/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810



As inscrições para 31 cursos profissionalizantes ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já podem ser feitas em 12 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), mantidos pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH). No total, estão sendo oferecidas 1.381 vagas.

A coordenadora de Proteção Social Básica da SMASDH, Ariane Baena, explica que são ofertadas 600 vagas por meio de pactuação junto ao Senai e outras 781 pelo Senac. Ela cita que não há custo algum para a realização dos cursos e nem para o processo de inscrição.

Ariane explica que as matrículas podem ser feitas por pessoas que estejam na faixa etária de 18 a 59 anos e que estejam inseridas no CadÚnico do Governo Federal. Para se candidatar a vaga é preciso apresentar-se ao CRAS munido de documentação pessoal (RG e CPF), comprovante de endereço e de histórico escolar. É preciso levar para o ato da inscrição o Número de Identificação Social (NIS).

As aulas terão início mediante o fechamento de turmas. “O início dos cursos pode ocorrer ainda no mês de maio. Basta que exista um número mínimo de inscritos para o curso’, diz Ariane. Existem cursos com carga horária mínima de 160 horas e a máxima de 300 horas/aula.

A coordenadora pontua que é de suma importância a articulação junto às lideranças comunitárias para a socialização da informação, o que  irá possibilitar o maior número de inscritos possíveis. Gerentes dos CRAS, representantes da comunidade, presidentes de associações podem  ser parceiros para o processo. 

Cursos

O Senai Cuiabá disponibiliza cursos nas áreas de impressor off set, padeiro, salgadeiro, camareiro, operador de micro computador, costureiro industrial, montagem e manutenção, modelista.

Já o Senai Escola de Construção disponibiliza cursos de  eletricista, instalador predial, aplicador de revestimento, pintor de obras, carpinteiro de telhado, armador de ferragem, soldador de processo MIG, pedreiro de alvenaria, soldador no processo TIG em aço, assistente de obras, carpinteiro de obras, eletricista industrial, carpinteiro e esquadra.

Os cursos do Senac são no setor de inclusão produtiva, aulas de atendente de lanchonete, de nutrição, camareira, depilador, garçom básico, maqueiro, manicure e pedicure, recepcionista de eventos, porteiro e vigia recepcionista e vendedor.