Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Novembro de 2012 16h56

Pronatec 2013: Prioridade será atendimento a pessoa com deficiência

07/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

“Temos uma demanda grande e não podemos perder a chance de qualificação”. A frase é da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Mariley Auxiliadora de Jesus, ao debater a oferta de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o ano de 2013. A reunião foi promovida pela Coordenadoria de Proteção Social Básica, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (07.11).

De acordo com a coordenadora de Proteção Social, Ariane Baena, “a prioridade para o ano de 2013 é o atendimento ao público com esse perfil”. Durante a  reunião  - realizada no auditório da unidade e que contou com a participação de pelo menos 25 pessoas – foi realizada a apresentação dos cursos que poderão ser disponibilizados gratuitamente a população.

Agora caberá ao Conselho e as entidades filantrópicas e associações representativas de pessoas com deficiência a seleção dos que mais interessarem ao público atendido. São ofertadas qualificações com carga horária de 180 horas para zelador, costureira, eletricista, pintor, recepcionista, dentre outros. No total, devem ser pactuados mais de vinte cursos profissionalizantes.

“Apesar de o público ter comparecido de forma tímida, nós sabemos que há uma demanda muito grande a ser atendida. Importante dizer que os parceiros ofertantes dos cursos terão de disponibilizar material didático, professores, intérpretes, para a realização das aulas”, explica a assistente social Aurenilce Pinto. Ela ainda relembra que o Pronatec disponibiliza auxílio para a locomoção, uniforme e material didático.