Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

15 de Agosto de 2012 11h44

Projovem realiza grande final de concurso de paródias

15/08/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

Cerca de 200 adolescentes, atendidos pelo programa Projovem – administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá - vivenciam a expectativa da grande final do 1º Concurso de Paródias, que será realizado no próximo dia 23 de agosto, a partir das 14 horas, no Centro Comunitário do bairro Altos da Serra, em Cuiabá. 

A finalíssima reunirá composições elaboradas pelos adolescentes de seis unidades.  As atividades tiveram início em abril de 2012 e, inicialmente, atenderam cerca de 950 adolescentes, distribuídos em 26 unidades das quatro regionais da prefeitura de Cuiabá.

Conforme o planejamento dos trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de criar livremente, com o critério de empregar palavras chaves em suas composições como ‘coletivo’, ‘jovem’ e ‘trabalho’.

A coordenadora pedagógica do Projovem, Maria de Souza, pontua que a expectativa é grande. A atividade proporcionou maior integração entre os jovens atendidos, além de figurar com uma ferramenta potencializadora de estímulo à leitura, produção de textos,  e de ser uma atividade que possibilita a descoberta de novos talentos musicais.

Conheça Mais

As aulas do Programa, mantido pelo Governo Federal em parceria com o município, são realizadas no contraturno escolar. Os participantes permanecem por três horas (após o horário de frequência regular de aula) nas atividades desenvolvidas pelo Projovem. São desenvolvidas ações culturais, práticas desportivas e de letramento. O Programa também oferta a Formação Técnica Geral (FTG) visando à qualificação para o mercado de trabalho.

Toda a dinâmica empregada para as ações do Projovem é pautada em temas transversais necessários para compreensão da realidade e para a participação social desses jovens na sociedade.

Uma das condicionalidades do Projovem é que o participante mantenha-se regularmente frequentando a escola. Os jovens assistidos pelo projeto social recebem uma bolsa oriunda de transferência de renda federal no valor de R$ 37.