Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

21 de Junho de 2012 07h02

Projovem Adolescente promove semi-final de concurso de paródias

21/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH-(65) 3645-6810

Cerca de 70 garotos e garotas – na faixa etária de 15 a 17 anos e 8 meses – participam na quinta-feira, dia 21,  da semi-final  do 1º Concurso de Paródias do Projovem Adolescente. A atividade irá reunir jovensque participam das atividades desenvolvidas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Getúlio Vargas, Tijucal e Fortaleza.  A ação terá início às 14h e será realizada no CRAS Getúlio Vargas.

A coordenadora da ação pedagógica do Projovem, Juscimeire Vieira da Silva, explica que serão escolhidos três trabalhos, um de cada CRAS. A seleção será realizada pela comunidade e orientadores sociais.

Ela cita ainda que aatividade pedagógica teve início no mês de abril e os trabalhos foram construídos sob a temática cultura mato-grossense. No total, os cerca de 950 jovens atendidos em 26 bairros da capital participaram da atividade pedagógica.

A grande final (marcada para 18 de julho) irá comportar apenas seis trabalhos. “Algumas unidades se agregaram para a apresentação de apenas um texto”, explica. Ela ainda pontua que os textos, necessariamente, foram elaborados com o emprego de palavras chavescomo ‘coletivo’, ‘grupos’, ‘trabalho’.

Segundo Juscimeire, a experiência pedagógica foi bem aceitapelos estudantes e serve com uma importante ferramenta de estímulo à pesquisa da cultura do Estado, assim como da Língua Portuguesa.

A proposta de formatação de um concurso de paródias nasceu depois da análise do tema gerador enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) – Juventude e Cultura que foi trabalhado durante o primeiro trimestre do ano.

 Grande Final

A grande final do Concurso está agendada para 18 de julho. Como estímulo ao desenvolvimentoa Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá irá premiar os três primeiros classificados. O primeiro lugar irá receber um tablete, o segundo classificado um celular com dois chips e o terceiro lugar um pen drive com capacidade de 8 gigas de armazenamento.

Projovem

Três vezes por semana, durante o período de quatro horas, os estudantes atendidos pelo Projovem permanecem nos CRAS e nos Centros Comunitários desenvolvendo atividades nas áreas desportiva, cultural e pedagógica. Eles também recebem uma linha de transferência de renda do governo federal no valor de R$ 38 como incentivo a participação social. Uma das condicionalidades do programa é a frequência escolar. Para quem estuda o Ensino Fundamental de 85% e para àqueles que estão no Ensino Médio de 75%.