Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Abril de 2012 09h01

Projeto Valorizando Vidas promove integração no Coxipó do Ouro

16/04/2012

Patrícia Neves-3645-6810

Integração, serviços à comunidade, qualificação profissional e satisfação deram o tom à segunda edição do Projeto “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, realizada no Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. Para a primeira-dama da capital, Norma Sueli Galindo, a ação figura como um elo, cujo objetivo é facilitar os acessos para a comunidade atendida. “Esse é o momento da comunidade se expressar, dizer o que necessita”.  Ela ainda pontuou que a segunda edição teve como tema a cidade de Cuiabá e, nada mais justo, que homenagear a comunidade onde se realizou a primeira missa da capital.

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) foi uma das mais procuradas pelo público. Orientações sobre as ações executadas pelo órgão, atendimento ao Bolsa Família e ao CadÚnico, disseminação de orientações sobre os projetos sociais Siminina, Siminino, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o Programa de Atendimento Integral às Famílias, atuação dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos  Centros de Referência Especializado em  Assistência Social (CREAS) e corte de cabelo foram algumas das ações ofertadas. Tudo isso sem contar, os cursos profissionalizantes ofertados na semana que antecedeu a ação, como o “Protegendo Vidas” e o “Beleza na Praça”.

O “Protegendo Vidas” beneficiou futuras mães e lactantes com a promoção de uma série de palestras e divulgação sobre os cuidados necessários durante o pré-natal. Ao término das atividades, a SMASDH realizou a entrega de um kit enxoval (com roupas, fraldas e objetos de higiene para os pequeninos).

“Eu aprendi muito nessa ação. Cuidados na hora da alimentação do bebê, depois do parto, o tempo que se deve respeitar para manter novas relações. Fiquei sabendo de um monte de coisas. Acho que é interessante o trabalho”, diz Lucinéia da Conceição Arruda Nascimento, 23 anos, que está à espera do quarto filho.

Para Domingas Maria Leite de Oliveira, de 45 anos, as ações do Valorizando Vidas garantem um futuro melhor. “Eu fiz o curso de artesanato. Aprendi que com materiais que a gente encontra com facilidade aqui na região, posso ganhar um dinheiro, ajudar na renda da minha casa. Pela quantidade de coisas boas, eu queria que o projeto fosse realizado mais vezes”, afirmou.

Nessa edição, os alunos atendidos pelos projetos Siminina, Projovem e Peti realizaram apresentações ao público. Também houve a apresentação musical de um grupo atendido pelo Centro de Convivência de Idosos Padre Firmo. “Penso que essa integração é muito benéfica. Jovens e idosos no mesmo espaço. Essa ação já se tornou referência para a comunidade”, conta Clodomira Lemos, de 72 anos, e que há mais de dez anos já frequenta as atividades no CCI Padre Firmo.

A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer, frisa que, para a execução de todas as atividades, é necessário o fazer coletivo. “Trabalhamos muito no decorrer da semana para possibilitar uma série de serviços aqui na comunidade. Temos corte de cabelo, o Bolsa Família, as apresentações dos nossos projetos sociais, o Beleza na Praça, a disseminação dos nossos 13 CRAS e dos 2 CREAS, dentre tantos outros”, disse.

Durante a segunda edição do Valorizando Vidas, os certificados de cursos de artesanato, assim como kit de trabalho para novas artesãs, foram entregues às mulheres que participaram das atividades. “Achei tudo fantástico”, resume Maria de Lourdes Almeida, de 48 anos, moradora da Comunidade São Gerônimo (que integra a região do Coxipó do Ouro).