Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

21 de Setembro de 2012 12h45

Projeto Me Encontreié avaliado pela OIT e Embaixada Americana

21/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

Para conhecer in loco como é feito o processo de seleção dos jovens (na faixa etária de 14 a 17 anos), assim como o desenvolvimento das atividades das turmas integrantes do Projeto Me Encontrei, uma comitiva da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Embaixada dos Estados Unidos visitou a capital mato-grossense nessa semana e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

A equipe articula juntamente com governo federal, estadual e municipal ações de combate ao trabalho infantil. Em Cuiabá, desde o ano passado, o Projeto Me Encontreié um dos componentes empregados para a erradicação ao trabalho infantil. E cabe à Secretaria de Assistência Social a seleção, por meio dos Centros de Referência (CRAS), a seleção dos jovens em situação de vulnerabilidade social para integrarem as turmas.

“Sabemos que a responsabilidade é compartilhada e as ações, necessariamente, devem ser intersetorializadas. O município tem investido em ações preventivas. Hoje, por exemplo, mais de 2,9 mil crianças são atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) com atividades nos eixos pedagógicos, cultural e esportivo, além da transferência de renda às famílias”, explica a secretária de Assistência Social, Regina Kaizer.

Responsabilidade social- O Projeto Me Encontrei disponibiliza qualificação profissional aos jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Após um período de aulas teóricas eles são encaminhados para o desenvolvimento de atividades em empresas parceiras na condição de aprendizes, recebendo por suas atividades.

“Tivemos uma turma piloto em setembro do ano passado e já partimos para a quinta turma na próxima semana. Estamos no caminho correto, mas ainda temos como desafio a sensibilização das empresas para que despertem a responsabilidade social e sejam parceiros nessa caminhada”, pontua o coordenador nacional do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da OIT, Antônio Mello.

Em um ano, foram beneficiadas 93 pessoas com a realização de quatro cursos nas áreas de auxiliar administrativo e auxiliar de construção civil pelo projeto, realizado em parceria entre a Secretaria de Assistência, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).