Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

28 de Maio de 2012 16h26

Projeto Buscar terá assistente social para acompanhamento das ações

28/05/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Dentre as ações programadas para o fortalecimento das ações executadas pelo projeto Buscar, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) disponibilizou uma assistente social para o acompanhamento social dos usuários.  A profissional irá atuar também como uma interlocutora junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O diretor de Gestão da Secretaria de Assistência, Adilson dos Reis, explica que “caberá também à profissional realizar um levantamento socioeconômico de todas as famílias para avaliação de novas inclusões”.

O Buscar é um sistema de transporte público destinado ao atendimento dos cadeirantes ou pessoas que possuam severas limitações motoras, e possibilita (em horários previamente estabelecidos) o encaminhamento para atendimento médico, educacional, fisioterapêutico.  O Projeto Buscar foi criado em 1997 e é administrado Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (MTU) e disponibiliza seis vans para a prestação dos serviços.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mariley Auxiliadora de Jesus, reconhece que esforços vêm sendo realizados pela administração municipal para melhorar a oferta de serviços. Ela pontua que desde o ano passado foi criada uma Comissão de usuários para atuar como interlocutora no processo de melhoria do Projeto. “Já vislumbramos avanços, mas as barreiras ainda são muitas”.

Ela estima que cerca de 200 pessoas sejam atendidas com os serviços do Buscar, mas pondera que é necessária a ampliação da frota, assim como de expansão dos horários de atendimento aos finais de semana.