Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Julho de 2012 16h58

Programas municipais serão alvos de pesquisa da Secretaria Nacional de Direitos Humanos

13/07/2012

Patrícia Neves/Assessoria SMASDH - (65) 3645-6810


O trabalho desenvolvido pelos dois Centros de Referência e Assistência Social (CREAS) administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá serão alvos de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasil de Administração Municipal  por solicitação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A pesquisa tem como tema “a dinâmica de funcionamento dos programas de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socieducativas em meio aberto, liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade”.

A meta é a elaboração de um mapeamento da situação no país, o que possibilitará traçar um panorama real sobre as atividades desenvolvidas. Para o coordenador de Proteção Social Especial da SMASDH, Edilson Proença, a articulação entre estados, município e governo federal é de grande urgência.

Ele pontua que existe resistência à inserção dos jovens no cumprimento de liberdade e que somente o entendimento coletivo possibilitará uma mudança do cenário social. Edilson cita que é de responsabilidade dos Creas o encaminhamento para o cumprimento da medida (em unidades do governo federal, estadual ou municipal), assim como o acompanhamento da medida e atendimento psicoassistencial.

O coordenador frisa que a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá estuda a realização de uma grande capacitação para a disseminação a rede direta e indireta sobre os aspectos legais e os programas de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medidas socieducativas em meio aberto e liberdade assistida.  A ação deverá ser realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, possivelmente, em setembro deste ano.

Unidades

Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) são responsáveis pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

A capital do Estado possui hoje dois CREAS, o Centro e Norte. Eles possuem equipes dotadas de orientadores, assistentes sociais, psicólogos e psicopedagogos.