Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Julho de 2013 15h30

Prevenção e inserção são os motes da promoção à igualdade racial

05/07/2013

Carol Sanford

A 3ª Conferência Municipal de Promoção e Igualdade Racial começou nesta quinta-feira (04) com destaque para a discussão da prevenção e inserção, através de políticas públicas para a igualdade racial. A abertura do evento foi no Hotel Fazenda Mato Grosso com a palestra “Democracia e Desenvolvimento Por Um Brasil Afirmativo”.

Para o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior, a conferência trará a “certeza de que sairemos com excelentes contribuições para novas atividades em Cuiabá, no Estado e no país”, além de oportunizar o desenvolvimento de políticas públicas.

“Está sendo muito produtivo, pois são propostas que expressam as necessidades da sociedade”, destacou o secretário.

O professor e membro do Instituto de Formação de Pesquisa, Michelangelo Henrique Batista, acredita que a educação pode ser uma solução a longo prazo para a promoção da igualdade racial. “Na conferência podemos discutir propostas para soluções imediatas que amenizem a curto prazo, mas que a longo prazo solucionem a desigualdade racial”, disse.

O secretário-adjunto de Direitos Humanos do Estado, Valdemir Pascoal, ressaltou a prevenção e a inserção como forma de diminuir o desequilíbrio social. Ele afirmou que um trabalho integrado de educação, saúde e assistência social, pode romper as barreiras e mostrar que todos são iguais e capazes.

“É a igualdade que vai diminuir o desequilíbrio social e restabelecer uma dívida que já dura quase 500 anos. Daí a importância de conferências como essa, pois vão mostrar não apenas ao Estado, mas também à Nação o que precisa ser mudado”, opinou Valdemir Pascoal.

Celso Luiz Almeida dos Santos, representante do Centro Nacional de Cidadania Negra, considera a realização de conferências uma abertura para a discussão de políticas afirmativas, ou seja, para a conquista de direitos, que trarão vida digna para toda a sociedades.

Na manhã desta sexta-feira (05), as mesas redondas discutiram os temas “Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa”; “Políticas de igualdade racial no Brasil: avanços e desafios”; “Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: gênero, raça e juventude”; “Participação política e controle sócia: igualdade racial no espaço da decisão”; e “Implementação e efetivação da Lei 10.639/03 na gestão municipal de Cuiabá”.

No período da tarde os participantes da Conferência se reúnem em quatro grupos de trabalho que elaborarão documentos referência sobre Direitos Humanos e Religiões da Matriz Africana; Política de Saúde da População Negra; Educação, Gênero e Juventude; e Políticas para Quilombolas.

As propostas definidas serão levadas pelos delegados eleitos no evento municipal para a Conferência Estadual e, então, para a Nacional.