Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Janeiro de 2011 11h39

Prefeitura desenvolve projeto para pessoas que vivem nas ruas

24/01/2011

Marcia Caetana-Assessoria/Smasdh

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá – Smasdh recebeu na tarde da última quinta feira (20-01), autoridades e representantes de entidades que trabalham com populações de rua para apresentar  a minuta de um projeto que está sendo desenvolvido pelos técnicos, para o atendimento deste usuário.                                                   

O projeto foi idealizado depois que a SMASDH realizou campanhas, nos últimos 80 dias, para abordagem e acolhimento dessa população que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade, vivendo nas ruas de Cuiabá.

Os dados registrados durante a Operação Jingle Bell, que aconteceu no período de 21 de dezembro passado a 05 de Janeiro, permitiram aos técnicos realizar um estudo detalhado traçando o perfil desta população na capital.

O relatório da Operação Jingle Bell apresenta o total de 314 pessoas, sendo crianças, adultos homens e mulheres e idosos abordados no período. A maioria veio de outros estados (total de 142 pessoas) ou do interior de Mato Grosso (total de 94 pessoas). O total de moradores de Cuiabá em situação de rua, naquele período, totalizou 78 pessoas.

O estudo mostra ainda a situação econômica, estado civil, religião, o grau de escolaridade, se recebe ou não algum beneficio e o que o levou a viver nas ruas da capital de Mato Grosso.

 Na operação a SMASDH encaminhou 77 pessoas que pediram ajuda para se reintegrar às suas famílias, 171 foram levados para albergues públicos e 39 pediram ajuda para voltar para suas cidades/estados de origem.  

Com base na demanda registrada neste período a SMASDH está estruturando o projeto, que pretende reunir entidades e instituições para um trabalho conjunto visando à criação de mecanismos para conter e minorar os problemas sociais que  se verificam nas ruas de Cuiabá, e evitar o agravamento devido à movimentação que se espera com os jogos da Copa 2014.

Nesta primeira reunião estiveram presentes representantes das Polícias Civil e Militar, Deddica, Delegacia Especializada do Adolescente, Juizado da Infância e Juventude,  Promotoria das Cidades, Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Conselho de Combate às Drogas, entre outros.