Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

14 de Junho de 2013 17h42

Prefeitura de Cuiabá prepara plano para erradicação da pobreza extrema

14/06/2013

Carol Sanford

A prefeitura começou a elaborar o plano Cuiabá Sem Miséria, que pretende erradicar a pobreza extrema da Capital. Nesta sexta-feira (14), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para traçar as metas do plano.

O Cuiabá Sem Miséria é a versão municipal do plano Brasil Sem Miséria, do governo federal, criado para atuar junto às famílias que vivem na condição de pobreza extrema, ou seja, com renda média per capita de R$ 70 mensais.

Entre outras coisas, o plano vai identificar e inscrever pessoas que precisam e ainda não recebem o Bolsa Família. Além disso, ajudar quem já recebe a buscar outras formas de renda e melhorar suas condições de vida.

Em Cuiabá, são cinco mil famílias que deixam de receber o Bolsa Família por não estarem inscritas no CadÚnico.

Participaram da reunião as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Cultura, Turismo, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Finanças, Educação e de Trânsito e Transportes Urbanos, que começam a organizar seus orçamentos e ações com o foco na erradicação da extrema pobreza.

O plano municipal deve ser apresentado ao governo federal na próxima semana, em Brasília, durante reunião do prefeito Mauro Mendes e do secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior, com a ministra Tereza Campello, coordenadora do programa nacional.