Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

22 de Outubro de 2010 17h15

Prefeitura de Cuiabá conclui módulo de curso profissionalizante

22/10/2010

Marcia Caetano-Assessoria/Smadh

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria de Assistência Social, encerra mais um módulo de cursos de qualificação profissional financiados pelo Programa de Atenção Integral às Famílias - PAIF, que estão sendo ministrados nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS no decorrer do mês de outubro.  Os cursos, inteiramente gratuitos, são oferecidos preferencialmente para famílias cadastradas no Cad-Único do Ministério do Desenvolvimento Social

Durante a cerimônia de enceramento da modalidade Bordados com Pedrarias, que aconteceu nesta quinta feira (21-10), no CRAS Praieiro localizado na Rua Paquetá, s/n- Bairro Praieiro, os participantes falaram sobre a importância do Curso. “Moro no bairro e ainda não tinha participado das atividades aqui no Cras. Fiquei sabendo do curso e consegui me inscrever; gostei muito. Vou fazer em casa e vender para ajudar nas despesas. Neste momento não estou trabalhando, então vai ser bom mesmo” afirmou a dona de casa Elaine Souza de 26 anos.

Já a dona de casa Bruna Ranieri, de 20 anos, contou que tem um filho de um ano e disse que ainda não está trabalhando.  “O curso vai me ajudar a fazer minha própria renda. Aprendi quatro modalidades diferentes de modelos com pedrarias e já vou fazer para vender. Posso dizer que gostei muito de participar deste curso. A monitora é muito paciente, tivemos lanches todos os dias de duração do curso; encontrei um ambiente muito bom junto com a psicóloga e os outros atendentes aqui do CRAS”, elogiou a jovem.

O Diretor de Políticas Sociais da SMASDH, Natalício Menezes, falou aos participantes do curso sobre a importância dos moradores do bairro participarem ativamente de todos os serviços ofertados pelo CRAS.

“Esta Unidade CRAS do Praieiro foi inaugurada recentemente. Muita gente nem sabia que podia encontrar aqui serviços como atendimento de assistente social, psicólogo, turmas do Projovem, cursos para gestantes além de formação profissional como este que vocês tiveram a oportunidade de participar. Em viagem a pontos turísticos brasileiros vi muitos artesãos vendendo seus produtos com grande sucesso. Fica aqui uma sugestão para vocês. Preparem temas para a Copa e aprimorem ainda mais as técnicas que aprenderam. Garanto que terão muito sucesso”, incentivou Natalício.  

Nesta sexta feira (22-10) duas turmas terminam o curso de Recepcionista Básico, ministrado no CRAS União localizado na Rua dos Trabalhadores, s/n.

No CRAS Jardim Imperial II, que fica na Rua 1900-Quadra 30, outras duas turmas recebem os certificados de conclusão do curso Bijuteria.