Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Agosto de 2011 13h59

Prefeitura dá assistência à família que teve casa incendiada

04/08/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A dona de casa Iriani Gloria dos Santos, 37 anos, que teve a casa destruída num incêndio criminoso nesta terça feira (02-08), recebeu assistência da Prefeitura de Cuiabá imediatamente após ter sido acionado o serviço do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Novo Colorado, localizado no mesmo bairro da tragédia. Os técnicos visitaram o local e fizeram o encaminhamento de praxe, que neste caso foi encaminhar a família (a mãe e suas três filhas) ao Albergue Municipal Manoel Miraglia.

A gerente do albergue, Ângela Merice, providenciou roupas limpas para a higienização da família, alimentação e abrigo. Ela disse que as filhas de dona Irani, três meninas de 16, 14 e 10 anos, ficaram bastante abaladas com o incêndio, e ainda choram muito quando lembram do episódio. Para evitar um trauma maior elas serão assistidas por uma psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Centro. 

“Estamos garantindo toda a assistência que a família necessita neste momento, mesmo assim é uma situação muito difícil. Elas, que já eram pobres, perderam até o pouco que tinham. Para amenizar a situação vamos ajudá-las a voltarem à escola, providenciando livros e cadernos; também estamos arrecadando doações”, informou a gerente.

O incêndio foi provocado pelo ex-amásio de Iriani, que também queimou o carro da família e já foi detido pela Policia Militar. Ele jogou gasolina na casa e ateou fogo, que se alastrou rapidamente por toda a residência de madeira. O fato chamou a atenção dos moradores das imediações e deixou os vizinhos chocados com esta demonstração de violência.

Até o momento em que a família foi assistida pela Prefeitura, a maior preocupação era conseguir um local adequado para abrigar a dona de casa e suas filhas. A imprensa se mobilizou, compadecida com a situação e também está arrecadando donativos para ajudar a família. Para ajudar a família, as doações devem ser levadas ao Albergue Municipal Manoel Miraglia, localizado à Rua Afeganistão s/n, fone 3616-6655.