Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

12 de Janeiro de 2011 12h00

Prefeitura continua atualização de dados cadastrais do Programa Bolsa Família

12/01/2011

Marcia Caetano - Assessoria SMASDH


O Programa Bolsa-família em Cuiabá mantém o atendimento normal neste mês de Janeiro, com vistas ao cadastramento de novos beneficiários e atualização das informações cadastrais das famílias que já recebem o beneficio. Mesmo com o cancelamento definitivo de 2.054 benefícios de famílias com cadastros irregulares, no dia primeiro deste mês, na folha de pagamentos referente a dezembro de 2010, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS beneficiou 21.729 famílias em Cuiabá. 

Esse foi o principal tema das entrevistas concedidas pela Coordenadora do Programa Bolsa-Família em Cuiabá Claudete Orso, para a emissora da TV Cidade e Rádio Cultura, nesta quarta feira, (12-01). “Em muitos casos a situação financeira das famílias muda e seus dados cadastrais indicam renda superior ao perfil socioeconômico exigido para ser contemplado, que é renda de até R$70,00 por pessoa/mês para receber o auxilio alimentação e de até R$140,00 por pessoa/mês para o benefício-escola". 

Claudete Orso também informou que o Ministério lança mão de informações de outras fontes como o RENAVAM, INSS, RAIS e Cartórios que registram óbitos para o cruzamento dos dados e a comprovação de informações sobre a renda familiar. Quando a família melhora suas condições, o benefício é bloqueado. 

"Para ter direito à transferência de renda, além desta exigência, também é necessário comprovar a frequência escolar da criança e passar por exame médico no Posto de Saúde, semestralmente e, a cada dois anos, fazer a atualização dos dados cadastrais”, Informou Claudete Orso.