Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / Chuvas

02 de Março de 2014 08h31

Prefeitura avalia situação de famílias em áreas de risco

02/03/2014

ANA ASSUMPÇÃO

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estiveram nesta sexta-feira (28) em diversos bairros de Cuiabá para avaliar a situação de famílias que residem em áreas de risco. Os levantamentos foram feitos pelas equipes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Especializado em Assistência Social (CREAS).

No total, foram identificadas 28 famílias em situação de risco, sendo 12 no bairro Dom Aquino; uma no Pedra 90; uma no Pedragal; e 14 na região Norte da Capital, compreendendo os bairros Parque Geórgia, Jardim União, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, entre outros.

Nos bairros Pedra 90, Jardim Fortaleza, Novo Paraíso 2 e Jardim Liberdade foram constadas ainda famílias em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Assistência Social já está destinando alimentos para essas pessoas.

Segundo a diretora de gestão da Secretaria de Assistência Social, Cristiane Almeida, as famílias não querem deixar suas residências, mas foram orientadas a passarem as noite em casas de familiares ou amigos. “Elas devem procurar um lugar seguro para dormir, pois as chuvas continuam constantes. Todas as famílias já estão cadastradas no programa habitacional Minha Casa Minha Vida. Mas enquanto a casa nova não é concedida, essas pessoas têm receio de serem roubadas e perder o pouco que resta”, destacou.

As visitas foram feitas pelo Serviço de Proteção em Situações de Calamidade e Emergência, que faz parte do Serviço de Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social. As equipes estão preparadas para o enfrentamento em caso de calamidades e emergências, realizando articulações dos danos ocasionados e provimento das necessidades constatadas.

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão realizando a limpeza e fazendo a remoção dos entulhos dos córrego de Cuiabá. Agentes de saúde também estão visitando e orientando os moradores sobre como limpar adequadamente as casas e utilizar hipoclorito de sódio para evitar doenças.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 193 ou 3616-9633 (horário comercial).