Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Agosto de 2012 12h10

População é beneficiada com serviços sociais da Prefeitura de Cuiabá

13/08/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Cerca de 50 pessoas foram diretamente beneficiadas com os serviços ofertados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) durante a primeira edição do projeto “Mobilização para Enfrentamento da Violência contra Mulher”, ação realizada pelo Poder Judiciário em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Segurança Pública, durante o fim de semana na Escola Municipal Antonia Tita, no bairro Jardim Florianópolis.
 

A Prefeitura de Cuiabá colocou à disposição da comunidade a estrutura do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo. 

Além de propiciar o acesso a uma série de serviços como cadastro aos programas de  transferência de renda como o  Bolsa Família,  orientações quanto ao Programa Nacional de Acesso ao Emprego e Ensino Técnico (Pronatec), os moradores e moradoras receberam orientações sobre o combate a violência doméstica. 

Simbolicamente, foram instaladas manequins e cada uma possuía um breve histórico sobre vítimas registradas na capital. A Prefeitura de Cuiabá disponibiliza a Casa de Amparo às Vítimas de Violência Doméstica e, dentre outros serviços, oportuniza acompanhamento psicoassistencial às mulheres que se encontram abrigadas na unidade. Cartazes e folders explicativos foram fartamente distribuídos à população que visitou a escola municipal. 

“Achei a iniciativa interessante. Eu nem sabia ao certo como funcionava a Lei Maria da Penha e como a gente pode ter acesso a ela. A população merece mais ações como essa”, avalia a dona de casa Elisângela Kátia de Souza, 33.  Ela ainda complementou que além de se orientar, gostaria de se inscrever para projetos habitacionais e o programa de transferência de renda “Bolsa Família”. 

Informação, assistência social, saúde, educação, cultura, ações de planejamento familiar, inserção em programas sociais fizeram parte da gama de serviços disponibilizados à população durante a primeira edição da Mobilização.