Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Julho de 2012 09h51

Políticas públicas para pessoas idosas são debatidas em seminário

02/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


A função do Estado, da sociedade e da família na execução das políticas sociais para pessoa idosa foi tema amplamente discutido durante Seminário ‘Um Olhar Multidimensional sobre a Realidade Social das Instituições de Longa Permanência Para Idosos (ILPIs) do Município de Cuiabá’, que proporcionou a discussão sobre o tratamento dispensado a essa parcela da população. 

Durante o depoimento dos gestores das instituições de longa permanência, a situação de abandono dos idosos foi considerada alarmante. Das cinco unidades (quatro particulares e uma filantrópica) a situação vivenciada é semelhante, o completo abandono dos idosos.  Somente em uma instituição privada (e que atende público de classe média a alta) a situação ocorre com menos frequência.

“Existe uma legislação que define essas situações como criminosas, mas a ausência de amor, de carinho e de afeto não se enquadram na lei”, pontua Ana Bezerra, administradora da Fundação Abrigo Bom Jesus. A unidade atende a rede pública mediante convênios firmados com a prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

A situação é tão preocupante que mensalmente cerca de 50 denúncias de maus tratos, negligência, abandono, abusos físicos e/ou psicológicos, além de apropriações indébitas de aposentadorias chegam ao Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) Centro, administrado pela da Secretaria.

Atuando em conjunto com o Conselho Municipal de Direito e Defesa da Pessoa Idosa (COMDIPI) as equipes técnicas verificam in loco as denúncias. Se comprovadas, fazem o imediato encaminhamento para intervenção pelo Ministério Público Estadual (MPE/MT). Na sequência, a equipe dá início ao trabalho de referenciamento desse idoso e de sua família, com acompanhamento psicoassistencial.

Além desse trabalho, a Assistência Social mantém equipes multidisciplinares em quatro Centros de Convivência de Idosos, acompanha e promove ações contra o isolamento da melhor idade por meio dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), e fomenta a implantação de grupos de idosos.

A SMASDH também vem elaborando um projeto para instalação do ‘Projeto Casa Dia’, que se destina ao atendimento no período diurno com atividades que promovam qualidade de vida a esse público.

Saúde

Para a psicóloga, membro do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do Rio de Janeiro e especialista em gerontologia, Estelita Rodrigues Silva, uma ponderação que necessita ser feita é falta de preparo das famílias para lidar com os idosos que apresentam problemas degenerativos (como Alzheimer e Parkinson). Ela citou ainda que a rede de saúde não está apresenta ações efetivas no país que possibilitem o completo tratamento do idoso e de acompanhamento e preparo para a família desse idoso.

O Seminário foi realizado nos dias 28 e 29 e realizado conjuntamente entre Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI).