Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Novembro de 2011 14h29

Padaria Comunitária de Cuiabá leva alimento a quem precisa

01/11/2011

Sandrine Gahyva - Secom Cuiabá- 8445-2866

Com produção diária média de seis mil pães - entre francês, de cachorro quente, mandi e doce – a padaria Comunitária de Cuiabá “Vicente Latorraca” atende a alimentação de jovens, crianças e adultos, integrantes dos programas sociais cuiabanos. O projeto, em atividade há sete anos, no bairro Jardim Florianópolis, visa proporcionar uma alimentação saudável aos assistidos, bem como garantir a eles uma boa refeição no dia-a-dia.

Todos os dias (de segunda a sexta-feira), os 12 funcionários da padaria, entre padeiros e assistentes, colocam a “mão na massa” para garantir a produção dos seis mil pãezinhos, podendo atingir até 10 mil, que serão entregues a projetos como: Projovem, Siminina e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os programas de alta complexidade como: as Casas de Apoio, Abordagem, Amparo e Retaguarda e Missões Atalaias também são contemplados.

A gerente da padaria, Rosângela Frutuoso da Silva, diz que, nesses sete anos, a demanda da padaria Comunitária cresceu consideravelmente. “Nossa produção evolui junto com o aumento do número de pessoas auxiliadas pelos projetos sociais da prefeitura. Isso é um bom sinal, pois demonstra que mais seres humanos estão sendo cuidados e tratados, e principalmente recebendo alimentandos todos os dia”, pontua.

As mais de mil meninas assistidas pelo projeto Siminina, bem sabem dos benefícios deste pãozinho. Conforme a coordenadora do programa, Sandra Lino, o pão na refeição diária das garotas é sinônimo de festa. “Com ele, fazemos cachorro quente, bauru. Enfim, tudo é motivo para festejar, pois a presença do alimento eleva a auto-estima das meninas”, comenta.

Demanda

Para se ter ideia da demanda da produção, por dia são utilizados cerca de 300 kg de farinha de trigo, seis pacotes de fermento e 2,5 kg de melhorador. Além da matéria-prima, toda a estrutura do programa é subsidiada pela prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assitência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH).

Por conta da ampliação da produção, que cresce ano a ano, a gerente revela que a equipe começa a sentir a necessidade de expandir a estrutura física e de pessoal. “Em breve esperamos passar por uma reformulação para aumentar nossa capacidade. Isso é prova que a Padaria Comunitária deu certo. O maior beneficiado é a comunidade”, avalia Rosângela.

A secretária da SMASDH, Regina Kaizer, garante que já existe um projeto, da prefeitura de Cuiabá, para ampliar a demanda do programa, podendo atender um maior número de pessoas. Ela destaca ainda que, os bons resultados alcançados pelo projeto só são possíveis graças a equipe. “Eles realizam o projeto de forma muito eficiente”, reconhece.

Regina ainda confessa ser a padaria Comunitária um dos projetos prioritários da prefeitura de Cuiabá. “O programa é muito produtivo e de suma importância para a população de baixa renda. Ele garante o pão, que é um dos primeiros alimentos do dia, na mesa das pessoas que precisam”.

Reparos

Além da entrega do alimento aos programas sociais da prefeitura de Cuiabá, a Padaria Comunitária comercializa cerca de 5% de sua produção diária à comunidade do Jardim Florianópolis, entorno e a associações de bairros. Cada unidade, dos 300 “pãezinhos” vendidos diariamente, custa apenas R$ 0,10. “É um preço simbólico. A verba arrecadada é destinada a manutenção e pequenos reparos da padaria”, frisa Rosângela.

Quem compra os pães todos os dias no local é o estudante, Alisson Silva, de 18 anos. Segundo ele, os pãezinhos são para alimentar sua família, que entre pais e irmãos,  somam oito pessoas. “Compro cerca de 25 unidades todos os dia. Isso só é possível ao preço acessível que pagamos. Afinal, até o pãozinho de todo dia está muito caro nas padarias tradicionais”, declara.

Fundação: A padaria Comunitária foi fundada em 2004, na gestão do prefeito, Roberto França. Na época, o intuito era ministrar cursos de panificação para a comunidade. Porém, a produção dos pães aos projetos acabou se destacando, e desde então expande sua atuação.