Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Outubro de 2013 18h08

Núcleo estadual de ação da ONU se reúne nesta quinta-feira

09/10/2013

Euziany Teodoro


O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior, recebe nesta quinta-feira (10), às 15h, os membros do Núcleo de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. José Rodrigues é o secretário Executivo do núcleo, que representa toda a Baixada Cuiabana.

 

A reunião tratará dos “Planos do Núcleo Estadual ODM de Mato Grosso”, que prevê, entre outras ações, a criação do Prêmio ODM-MT, para ações de cunho social que se encaixam nos Objetivos do Milênio.

 

Cinco núcleos regionais serão implantados em Mato grosso, sendo nos municípios de Cuiabá, Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Barra do Garças. As reuniões do núcleo estadual deverão acontecer uma vez ao mês.

 

ODM

 

Em 2000, a Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os ODM (que no Brasil são chamados de Oito Jeitos de Mudar o Mundo), que devem ser atingidos por todos os países até 2015.

 

Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

 

O Núcleo Regional tem o papel de mobilizar e articular governos, empresas e comunidades dos municípios da Baixada Cuiabana para contribuir com o alcance dos ODM na região.

 

São Objetivos do Milênio: Acabar com a pobreza, Educação básica de qualidade para todos, Igualdade entre sexos e valorização da mulher, Reduzir a mortalidade infantil, Melhorar a saúde das gestantes, Combate à Aids, à malária e a outras doenças, Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e finalmente Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. Saiba mais em: http://www.odmbrasil.gov.br/o-brasil-e-os-odm.

 

SERVIÇO

 

EVENTO: Reunião do Núcleo Estadual ODM-MT

DATA E HORÁRIO: quinta-feira (10), às 15h.

LOCAL: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá. Rua Régis Bitencourt, 374, Porto. Cuiabá-MT.