Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

14 de Maio de 2013 14h06

Novo Centro de Referência é inaugurado e abre campanha contra exploração sexual

14/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054

A nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do bairro Centro (Creas Centro) foi inaugurada hoje (14) e abre a Semana do Enfrentamento ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha este ano chega com o tema “Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater” e visa a estimular as denúncias de abusos sexuais.

 

O Creas Centro, na Rua Barão de Melgaço, e o Creas Norte, localizado no bairro Morada do Ouro, devem ser acionados em qualquer caso de violação de direitos da criança e adolescente ou de adultos.

 

As unidades disponibilizam serviços de assistência social, psicopedagogia, advocatícios, psicológicos, orientação social, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático, com foco na atuação da família.

 

A nova unidade tem três andares, onde trabalham 31 funcionários em três segmentos: medidas socioeducativas, proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos e a abordagem social.

 

A juíza Ana Cristina Mendes, titular da 1ª Vara de Violência Contra a Mulher de Cuiabá, esteve na inauguração e falou sobre o trabalho do Centro de Referência, que está na linha de frente do combate à violência. “O Poder Judiciário é o local em que o problema já chega consolidado. Com a assistência social é diferente. É aqui que o trabalho de prevenção e enfrentamento é possível”, avaliou a juíza.

 

O secretário-adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Misael Galvão, parabenizou a equipe da unidade. “Não é o prédio que vai trazer um serviço de qualidade. São as pessoas que trabalham aqui, que convivem todos os dias com situações difíceis e aprendem a lidar com isso. É isso que faz toda a diferença na vida das pessoas”, disse.

 

A Semana do Enfrentamento ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes começou hoje, e as atividades desenvolvidas durante esse período serão estendidas até o final do ano de 2013.

 

Confira a programação completa desta semana:

 

Dia 17/05/2013 – Mobilização na Praça Ipiranga referente à Campanha Faça Bonito – Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Local: Praça Ipiranga.

Período Matutino: 08h às 12h

 

Dia 18/05/2012 – Participação na Ação Global e Educativa.

Local: SESI Papa João XXIII

Horário: 07h às 17h

Público Alvo: Sociedade civil

 

Dia 19/05/2013: Caminhada com panfletagem

Local: Bairro Pedra 90

Horário: 09h às 11h

Início: CRAS Pedra 90

Término: Praça Cultural

 

Dia 22/05/2013: Palestra no Distrito de Aguaçu

Local: Escola Municipal Udeney Gonçalves de Amorim

Horário: 19h

Tema: Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.