Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Agosto de 2013 17h18

Ministra Tereza Campelo prestigia formandos do Pronatec em Cuiabá

20/08/2013

Euziany Teodoro


Mil alunos dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam hoje (20) seus diplomas. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, compareceu à formatura e entregou, pessoalmente, alguns diplomas.

“Muitos acham que as pessoas se acomodaram com a transferência de renda do Bolsa Família. O Pronatec é a prova de que isso não existe. As famílias estão em busca de profissionalização e emprego para melhorar de vida. Em todo o Brasil, 640 mil pessoas já se profissionalizaram”, afirmou a ministra.

A cidade de Cuiabá é destaque nacional em número de vagas nos cursos do Pronatec. Apenas este ano, quase 13 mil vagas foram disponibilizadas para mais de 80 cursos. Outros destaques são os cursos específicos para 500 mulheres e outras 500 pessoas que foram resgatadas de situações análogas ao trabalho escravo.

“Estamos formando homens, mulheres e jovens que vão construir um Brasil melhor. O cidadão ainda esbarra na falta de qualificação, por isso os investimentos na profissionalização e a necessidade de ações para garantir escolaridade a essas pessoas”, diz o secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

A primeira-dama Virginia Mendes avalia o programa como uma porta para o crescimento familiar. “O foco do Pronatec é ampliar o acesso à qualificação profissional e o acesso ao crédito, pois, aliado aos programas assistenciais, promove a ascensão social das famílias carentes”.

Adrielle de Oliveira tem 21 anos de idade e recebeu hoje o diploma de operadora de caixa. Para sua surpresa, já saiu com contrato assinado da formatura. “O Pronatec serviu para mim de maneira muito mais importante do que apenas a qualificação profissional. Serviu para mostrar aos meus dois filhos o quanto eu posso ser forte por eles”, comemorou.

O prefeito Mauro Mendes comemorou os resultados obtidos com o Pronatec em Cuiabá. “Conseguimos mudar a realidade de mil pessoas hoje e mais de 11 mil estão no mesmo caminho. O Pronatec dá a essas pessoas, acima de qualificação e emprego, a realização de seus sonhos”, disse.

Prova disso é o trabalhador Valdemar Santos, que já encerrou dois cursos do Pronatec. “Essa qualificação mudou o rumo da minha vida. Fiz um curso de montador de móveis, que me garantiu o emprego que tenho hoje. E eu mudei o horário em que trabalho pra poder fazer o curso de operador de empilhadeira. Estou agora mudando a vida da minha família”, garante.