Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Janeiro de 2013 18h36

Mauro Mendes participa de palestras sobre programas federais

29/01/2013

Renata Neves - 3645-6054 / 8454-6955

O prefeito Mauro Mendes participou nesta terça-feira (29), em Brasília, de palestras sobre os programas Brasil sem Miséria, Aceleração do Crescimento (PAC II), Minha Casa Minha Vida e Saneamento e Pavimentação. Os eventos foram promovidos durante Encontro Nacional com Prefeitos e Prefeitas, no qual foram discutidos ainda temas referentes a políticas de educação, saúde e cultura, participação social e cidadania, além de planejamentos para incluir os municípios na Era Digital.

Mauro Mendes também visitou o Senado Federal e conversou com senadores e deputados da bancada de Mato Grosso. Pela manhã, o prefeito foi conhecer a estrutura do escritório de representação de Cuiabá em Brasília. Na volta, ele irá definir se o mantém ou não.

No complexo montado para o encontro dos prefeitos, há estandes de vários Ministérios mostrando as possibilidades de convênios e financiamentos de várias áreas do Governo Federal.

Nesta terça-feira, os estandes foram visitados pelos secretários municipais de Governo, Fábio Garcia; Esportes e Cidadania, Carlos Brito; Turismo e Cultura, Marcus Fabrício; Cidades, Suelme Evangelista; e Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Junior.

José Rodrigues Rocha Júnior ainda participou de reunião com representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para tratar do Seminário Internacional de Boas Práticas do Trabalho Decente, que será realizado em maio em Cuiabá.

Além da Prefeitura de Cuiabá, participam da organização do seminário representantes da Prefeitura de Várzea Grande, do governo do Estado, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Ministério do Trabalho.

O objetivo do evento é promover a troca de experiências no que tange às ações desenvolvidas para combater as práticas degradantes de trabalho.

Desde 2003 a Prefeitura de Cuiabá vem desenvolvendo ações de enfrentamento ao trabalho infantil e trabalho escravo. Em 2009, foi constituída a Agenda Estadual do Trabalho Decente e desde então foi acrescentada às metas do município a redução dos acidentes de trabalho.

O projeto ‘Me Encontrei’ oferece atividades a crianças e adolescentes que estavam em situação de trabalho infantil ou em risco iminente de exploração. A seleção dos beneficiários do projeto é feita pela Secretaria de Assistência Social de Cuiabá - por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

O projeto agrega ações articuladas entre a Assistência Social de Cuiabá, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a Procuradoria Regional do Trabalho 23ª região, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem, Industrial (SENAI), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Para combater o trabalho escravo, a prefeitura desenvolve o projeto “Ação Integrada”. Além de resgatar trabalhadores de situações análogas à escrava, são oferecidas atividades e cursos de qualificação a eles, garantindo suas reinserções no mercado de trabalho.

Durante o seminário também serão oferecidos cursos de qualificação aos funcionários dos centros de referência.

Vagas Pronatec – Durante o encontro em Brasília foram asseguradas a Cuiabá mais 1.100 vagas para o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2013.