Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Dezembro de 2013 10h58

Líderes comunitários elogiam Natal Luz da Prefeitura de Cuiabá

19/12/2013

Pamela Muramatsu


As famílias do bairro Parque Atalaia foram as contempladas pelo Natal Luz, da Prefeitura de Cuiabá, diretamente pela primeira-dama, Virginia Mendes, nesta quarta-feira (18). A campanha foi elogiada pelos líderes comunitários da região.

Presidente pelo segundo mandato consecutivo do bairro Parque Atalaia, Carlos Roberto da Silva, o “Carlão do Atalaia”, destacou as ações do Natal Luz. Segundo ele, foram atendidas aproximadamente mil famílias, entre moradores dos bairros Parque Atalaia, Humaitá I, II e III e das chácaras da região, com a doação de brinquedos, roupas, cobertores e filtros.

“Há 30 anos trabalhando como um líder comunitário é a primeira vez que vejo uma ação deste porte encabeçada pela Prefeitura de Cuiabá. E a participação e envolvimento da primeira-dama estão fazendo a diferença. Ela demonstrou humildade e carinho, comprovando que esta gestão veio mudar o rumo da cidade”, afirmou Carlão.

A presidente do grupo de mulheres do Jardim Paulicéia, Angela Maria de Souza, também fez questão de agradecer pessoalmente à Virginia Mendes pela iniciativa da Prefeitura em levar até os bairros o Caminhão do Papai Noel. Angela levou os três filhos até a praça cultural do bairro Parque Cuiabá, onde eles puderam tirar fotos com o Papai Noel, se divertir nos brinquedos, comer pipoca e balas.

“Muito valiosa esta ideia, pois assim como eu, que tenho três filhos, tem centenas de outras famílias que não têm condições de pagar o transporte para levar as crianças até o shopping para ver o Papai Noel”, destacou Angela.

A primeira-dama, que tem acompanhado as ações do Natal Luz, afirmou que este reconhecimento é a motivação para ampliar ainda mais projetos sociais como estes. “Ver o sorriso de uma criança ao abraçar o Papai Noel e a felicidade em ganhar um presente me diz que estamos no caminho certo. Todos da Prefeitura estão trabalhando com muito afinco para levar o verdadeiro espírito natalino até as famílias cuiabanas. Estou muito feliz em receber todo este carinho”, disse Virginia Mendes.

A Campanha Natal Luz iniciou no dia 12 de dezembro e segue até o dia 22. Neste período, serão distribuídos 50 mil presentes em 45 bairros carentes. Em cada bairro são entregues brinquedos, cobertores, filtros e roupas.

Os bairros atendidos até o momento foram Ribeirão do Lipa, Ribeirão da Ponte, Despraiado, Novo Tempo, Jardim Ubirajara, Jardim União, Jardim Vitória, Itapuã, Três Poderes, Jardim Paraíso, Florianópolis, Ouro Fino, Centro América, Tancredo Neves, Jardim Brasil, Três Barras, Santa Amália, Jardim Araça, Novo Terceiro, Cidade Verde, Cidade Alta, Jardim Independência, Parque Atalaia, Altos do São Gonçalo, Real Parque, Jardim Pauliceia e Jockey Clube.

Desta quinta-feira (19) até o próximo domingo (22), serão atendidos os bairros São Mateus, Grande Terceiro, Praeirinho, Dom Aquino ,Praeiro, Pedra 90 (todas as etapas), Dr. Fábio II, Nova Canaã, Altos da Serra II, Novo Horizonte, Novo Mato Grosso, Osmar Cabral, São João Del Rey, Liberdade, Fortaleza e Santa Laura.

O secretário de Assistência Social do município, José Rodrigues, destacou que o critério utilizado para escolha dos bairros foi o número de famílias que vivem em situação de pobreza, cadastradas nos programas sociais da Prefeitura. “Nosso público prioritário são as mães chefes de família, os idosos e as crianças”, explicou o secretário, que também acompanha de perto as entregas do Natal Luz.

Caminhão do Papai Noel

Simultaneamente à entrega de presentes nos bairros da Capital, a Prefeitura de Cuiabá montou o Caminhão do Papai Noel, responsável por levar uma festa de Natal itinerante à população, especialmente nas regiões mais periféricas onde as famílias não têm condições de se deslocar aos shoppings e ao centro da cidade. O Caminhão do Papai Noel está visitando diariamente um bairro pela manhã e outro à noite até o encerramento do projeto, no dia 22 de dezembro.

As crianças podem ver de perto o Papai Noel, fazer fotos e os tradicionais pedidos de Natal pessoalmente ao bom velhinho, além de brincar em pula-pula, comer pipoca e outras guloseimas, distribuídas gratuitamente.

Nesta quinta (19), o Papai Noel estará no bairro Campo Velho. Na sexta, pela manhã, no Nova Esperança, depois, à noite, no Pedra 90. No sábado pela manhã estará no bairro Novo Praeiro e, à noite, no Dr. Fábio. No domingo, pela manhã, no Museu do Rio, no Porto e, à noite, no Osmar Cabral.