Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Outubro de 2012 14h53

Inscrições para 700 vagas de emprego podem ser feitas até 1º de novembro

24/10/2012

Patrícia Neves/SMASDH (65) 3645-6810

Até o próximo dia 1º de novembro (quinta-feira), os interessados em trabalhar nas obras da Copa do Mundo de 2014 poderão comparecer nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Getúlio Vargas, Pedra 90, Tijucal, Nova Esperança para se candidatarem a uma das 700 vagas de emprego disponíveis. Os CRAS são unidades administradas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

Nas datas de 25, 26 e 31 de outubro, além das inscrições, as quatro unidades também irão disponibilizar equipes das empresas contratantes para realização do processo de seleção dos interessados, no período matutino.

A ação de contratação teve início nessa semana, e somente na manhã de hoje (24.10), no CRAS do Pedra 90, em cerca de duas horas de inscrições pelo menos 30 pessoas se disponibilizaram para às vagas de pedreiro, armador, carpinteiro, eletricista, encarregado, soldador, montador, servente, ajudante de pedreiro e encanador.

Para chamar à atenção da população, carros de som estão sendo empregados, assim como a distribuição de panfletos com informações sobre o período de inscrição e vagas disponíveis.  As equipes dos CRAS também mantém um amplo de serviço de divulgação às famílias atendidas pelas unidades. “Queremos a socialização das informações, ampliar a oferta de serviços empregando mão de obra local, consequentemente, reduzindo a vulnerabilidade social”, explica Ariane Baena, da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social.

“Eu estava indo pra casa quando o carro de som passou e resolvi me inscrever. Estou sem a minha carteira de trabalho, mas tenho esperança de conseguir uma colocação”. A afirmação é do pedreiro Alessandro Mello da Silva, 29 anos. Há um ano fora do mercado formal de trabalho, deposita suas expectativas em um início de 2013 mais tranquilos para sua família. “Tenho dois filhos para criar. Preciso conseguir me arranjar o mais rápido possível”, contou.

“Temos uma grande preocupação com o cumprimento do calendário das obras e sempre cobramos uma postura das empresas que nos relataram a dificuldade que vivenciam. Por isso procuramos à Superintendência do Trabalho e a Secretaria para viabilizar essa ação”, pontuou o secretário extraordinário da Copa (Secopa) Maurício Guimarães, que visitou a sede do CRAS Pedra 90 na manhã de hoje.

Para o superintendente de Emprego e Trabalho, Valdinei Arruda, a ação valoriza o trabalhador do Estado. “E aqueles que não forem selecionados, nesse primeiro momento, poderão ser qualificados por meio do Pronatec, por exemplo, e serem inseridos no mercado de trabalho”.

O gerente de contratos do Consórcio Santa Bárbara Mendes Júnior, Eymard Timpony, avalia que 50% dos 720 empregos gerados direta e indiretamente pela empresa são destinados ao público mato-grossense. “Nós temos a oferta de trabalho e procuramos pessoas para o preenchimento delas”.

Parceria                                                                  

Nessa semana - por meio de uma parceria inédita realizada entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso - os CRAS que possuem área de abrangência na região Sul passaram a manter equipes responsáveis pelo cadastramento das pessoas interessadas nas vagas.

As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais:

CRAS Tijucal - Av. Espigão S/N - bairro Tijucal - telefone: 3616-6720

CRAS Pedra 90 - Av. Nilton Rabelo Castro, S/N, bairro Pedra 90 - telefone: 3617-1954

CRAS Nova Esperança - Rua J, S/N, fundos da Escola Jesus Criança, bairro Nova Esperança - telefone 3313-3107

CRAS Getúlio Vargas - Rua S, esquina com a Avenida Principal, S/N, bairro Getúlio Vargas ( ao lado do Residencial Coxipó