Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

29 de Novembro de 2013 15h19

Implantação da Agenda de Proteção à Criança e Adolescente é discutida em Cuiabá

29/11/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


A secretária de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República, Angélica Goulart, esteve em Cuiabá para participar das discussões para a criação de uma Agenda de Convergência entre governos federal, estadual e municipal, de Proteção à Criança e ao Adolescente. As ações visam evitar abusos e explorações antes, durante e depois da Copa do Mundo de 2014. O evento contou também com a participação de representantes do município de Várzea Grande-MT.

A Agenda de Convergência envolve diversos órgãos do governo, da sociedade civil e cooperações internacionais para a implementação de um conjunto de ações voltadas às crianças e adolescentes durante os grandes eventos que ocorrerão no país nos próximos anos.

“A agenda é uma iniciativa para reunir toda a rede de proteção e assim criar um plano integrado para a Copa. Nós fizemos um exercício na Copa das Confederações e agora estamos aqui em Cuiabá para conversar com as esferas estaduais e municipais para discutirmos como a cidade pode se organizar para ter uma Copa segura em relação aos cuidados com a população infanto-juvenil”, declarou Angélica Goulart.

Secretarias municipais e estaduais de Assistência Social, Conselhos Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Juizado da Infância e Juventude participaram do evento. Todos deverão trabalhar de forma integrada para evitar o registro de abusos sexuais, exploração sexual, negligência, dentre outras lesões aos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Todos nós trabalhando juntos para sensibilizar pessoas e instituições, alcançaremos um resultado melhor de nossos trabalhos no sentido de evitar a lesão aos direitos das crianças e dos adolescentes, e assim teremos de fato, uma rede de pessoas dando tratamento digno, correto e adequado, às crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Junior.

A próxima reunião está agendada com todos os participantes do evento, oportunidade na qual outras pessoas e instituições também poderão participar, no dia 06 de dezembro, às 14:30h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, localizado na Rua Régis Bitencourt, n.º 384, Bairro Porto.

Para facilitar as formas de denunciar abusos e casos de exploração infanto-juvenil, o governo federal lançou o Proteja Brasil, um aplicativo de geo-referenciamento para celular, que mostra qual a rede de proteção existente próximo ao denunciante.

Conheça o aplicativo no YouTube.