Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

09 de Dezembro de 2013 11h17

Idosos de Cuiabá participam de Olimpíadas no Ginásio Verdinho

09/12/2013

Evelyn Ribeiro

Idosos de quatro Centros de Convivência de Cuiabá (CCIs) participaram nesta segunda-feira (09) da abertura da II Olimpíadas da Terceira Idade, no Ginásio Verdinho, CPA I. Eles devem participar de competições, como queimada, disputa de pênaltis, estoura-balões, bola ao cesto, boliche, arremesso de bambolê, corrida de revezamento e vôlei de bolão.

Disputam as olimpíadas os Centros de Convivência Maria Ignez (CPA IV), Padre Firmo (Dom Aquino), Aideê Pereira (Novo Horizonte), e João Guerreiro (Coxipó). De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues, as olimpíadas proporcionam integração e qualidade de vida aos idosos.

“É uma ação que tem como objetivo promover a integração entre eles, incentivo à prática de esportes, além de ser um instrumento de promoção de saúde e combate ao isolamento”, disse o secretário.

Durante a abertura, os idosos mostraram animação e vontade de vencer. Eles também fizeram apresentações de dança e ginástica rítmica, cuja coreografia foi elaborada por cada CCI. A cerimônia também contou com uma homenagem a Eugênia Bernarda de Oliveira, que aos 68 anos aprendeu a ler e escrever depois de frequentar o Centro de Convivência Aideê Pereira. “Era um sonho e hoje estou muito contente por tudo, por estar ao lado de pessoas boas, ter amigos que me ainda me ensinam sempre sobre todas as coisas”, disse.

Francisca Gomes da Silva, 74 anos, que participa de ações desenvolvidas no CCI Padre Firmo, conta que todos são competitivos, mas que a amizade sempre prevalece entre as equipes. “Este é um momento de atividades e um grande encontro, ficar em casa não mais”.

As atividades serão realizadas no período matutino e seguem até a próxima quarta-feira (11), com a entrega de troféus e medalhas. Após as disputas, os idosos recebem um lanche e posteriormente levados de volta para os Centros de Convivência.