Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

06 de Setembro de 2012 11h12

Horta potencializa desenvolvimento pedagógico na Casa de Retaguarda

06/09/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


As dezoito jovens entre 12 e 18 anos de idade que se encontram acolhidas na Casa de Retaguarda Paulo Prado, administrada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, estão desenvolvendo uma horta pedagógica no espaço da unidade. O objetivo é potencializar a integração no espaço de convivência e fomentar a aprendizagem, já que a biologia e os conceitos da matemática estão presentes no desenvolvimento diário das atividades.
 

A unidade, além de ofertar acolhimento, disponibiliza nutrição, acompanhamento psicossocial, encaminhamento para unidades escolares e de atendimento de saúde. 

De acordo com a gerente da unidade, Flávia Guedes, o trabalho teve seus primeiros passos em meados deste ano, mas agora o trabalho foi intensificado. “Queremos uma plantação totalmente livre do uso de agrotóxicos”, diz. Os legumes e hortaliças que forem produzidos pelas garotas serão empregados na complementação de sua alimentação, um incentivo ao desenvolvimento das atividades. 

Flávia conta que a ideia da implantação da horta teve a parceria de um grupo da Igreja Messiânica e também do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa das Crianças e Adolescentes de Cuiabá. “Temos um profissional que faz parte do conselho e é agrônomo e nos auxilia na elaboração dos canteiros e na execução da plantação”. A atividade, segundo Flávia, tem sido uma importante ferramenta para o desenvolvimento das adolescentes. 

Outra atividade, que tem início no dia 7 de setembro, será a oficina de confecção de caixas artesanais. As atividades serão realizadas também durante o fim de semana. A ideia da gerência é realizar, em breve, uma exposição com os produtos oriundos das oficinas disponibilizadas às acolhidas. 

A Casa de Retaguarda destina-se ao atendimento de meninas e jovens que estejam em situação de risco social em que exista o rompimento de vínculos familiares. A unidade está ligada à Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).