Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

21 de Novembro de 2011 11h16

Gestores e técnicos definem estratégias para melhoria do Sistema de Assistência Social

21/11/2011

João Ribeiro - SMASDH (65) 99760081


O último dia (18/11) da reunião regional descentralizada do Colegiado Nacional de Assistência Social (Congemas), com o tema Conferência Magna, entre o SUAS e o plano Brasil Sem Miséria: ajustando caminhos intersetoriais, foi marcado por palestras. No final do dia, os gestores e técnicos da região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás formaram quatro grupos, divididos entrem municípios de grande porte, médio porte, porte um e porte dois.

Os grupos discutiram problemas e criaram propostas para o desenvolvimento da gestão de assistência social, em face do enfrentamento dos desafios da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os argumentos selecionados pelos grupos serão levados para discussão na reunião nacional do Congemas, que vai acontecer do dia 21 a 23 de março de 2012, em Fortaleza (CE).

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, Ivaí Ferreira Gonçalves, disse que essa estas discussões são importantes para definir estratégias para melhoria da gestão. “Todas as responsabilidades têm que ser divididas, todas as pessoas vulneráveis tem o direito de participar de programas sociais para ter uma melhoria de vida”, frisou.

Já a secretária Municipal de Assistência Social de Goiânia, Célia Valadão, volta a dizer que esse processo é muito importante para conhecer a realidade de cada município. “Esse encontro é muito importante, aqui podemos compartilhar experiências, criando novas possibilidades de fazer o trabalho da assistência social, em cada reunião que participamos, fortalecemos e unificamos nossa gestão”, disse.

A reunião regional do Congemas foi realizada no Centro de Convenções Hotel Fazenda, nos dias 17 e 18 de novembro. Participaram mais de 300 pessoas, sendo elas gestores, técnicos e autoridades da região Centro-Oeste. A reunião nacional vai acontecer do dia 21 a 23 de março de 2012, em Fortaleza – (CE).