Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

07 de Agosto de 2012 16h29

Família de idosa perdida é localizada em Cuiabá

07/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH-3645-6810

Um trabalho conjunto realizado entre a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), a imprensa e os usuários de mídias sociais, terminou com a localização há pouco dos familiares da senhora Rita Areneudes da Silva, 84 anos, que saiu de casa na manhã desta terça-feira (07/08), e não sabia mais retornar. A idosa possui acompanhamento médico por ter desenvolvido há muitos anos transtornos mentais. Ela é moradora do bairro Quilombo.

Os servidores do CREAS Centro, além de visitarem a região onde a senhora foi encontrada pela manhã (avenida Miguel Sutil, imediações do viaduto do CPA), comunicaram as Bases Comunitárias de Segurança Pública quanto a localização da idosa o que foi de grande valia para o processo de identificação da família.  A postagem dos familiares em sites de mídias sociais, em sites de notícias, sobre pedidos de ajuda quanto à localização também surtiu efeito positivo e tornou mais célere o processo.

“No momento em que os netos procuraram à polícia na região do Araés receberam a comunicação de que ela se encontrava devidamente recolhida em um local seguro”, explica a assistente social Ana Tereza Barreto.

Sem conseguir se comunicar com precisão, a idosa não conseguia pronunciar seu nome e nem dizer para onde pretendia seguir e nem mesmo qual o endereço de sua residência.  A idosa demonstrou alegria ao reencontrar o filho, Eurico Pascoal, e a nora que compareceram à unidade para busca-la. O processo de reintegração à família será acompanhada pelas equipes da unidade, que desenvolveram acompanhamento psicoassistencial a ela e seus familiares.