Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Abril de 2012 14h24

Estudantes cegos iniciam curso de qualificação profissional em informática

27/04/2012

Patrícia Neves SMASDH (65) 3645-6810


Quinze estudantes cegos deram início, nesta quinta-feira (26-04) às aulas dos cursos de informática básica e intermediária por meio de uma parceria realizada entre a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH), Instituto dos Cegos de Mato Grosso e Governo do Estado. As aulas acontecem pela manhã e a tarde com o emprego do sistema Jaws (um  software de voz sintetizada que possibilita ao deficiente visual o emprego de um computador). Os cursos serão encerrados no mês de agosto.
 

Qualificação profissional e posterior acesso ao mercado de trabalho. Inclusão social e digital, fortalecimento da autonomia, defesa dos direitos. Esses são alguns dos pontos positivos da ação elencados pela coordenadora de Proteção Social Básica da SMASDH, Ariane Baena. “Essa é uma das políticas adotadas para que esse público tenha mais acesso, oportunidade. Fortalecemos o vínculo familiar e consequente autonomia. Atuamos cumprindo, efetivamente, a política de assistência”. 

Para o funcionário público estadual, Valdevino Amantino de Assunção, 41 anos, cego desde os 10 anos de idade, o aprendizado deve ser contínuo. Ele já participou de outros cursos de qualificação na área de informática. “Para o deficiente, tudo já é mais difícil, sem qualificação nem se fala. Nos garante mais independência”. 

“O cego, a pessoa que possui baixa visão, pode muito mais do que atender telefone. É preciso a garantia desse espaço. A parceria é importante, porque existe uma grande demanda, e os cursos possibilitam melhorias significativas”, avalia o professor cego Alex Francisco Lili, que há 03 anos atua nesse ramo.  

A interlocução com o Executivo Municipal é avaliada como positiva pelo presidente do Instituto dos Cegos, Marcino Benedito de Oliveira. “A Assistência Social e a Educação são fieis parceiras para o trabalho. Agora temos que ter investimentos, ampliarmos nossa rede de atendimento ofertando cursos também para o interior do Estado”. 

Mais cursos 

No próximo sábado, dia 28, terão início os cursos de massagem e de almoxarifado e serviços gerais. As aulas serão realizadas no período matutino e vespertino e terá duração de 18 dias com carga horária de 100 horas. Nesses cursos serão atendidos estudantes cegos e surdos.