Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Agosto de 2012 15h15

Equipes do Bolsa Família percorrem bairros para atualizar cadastros

27/08/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Equipes técnicas do Programa de transferência de renda social, o Bolsa Família - que atuam na Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá - realizam uma série de visitas aos bairros Pedra 90, Voluntários da Pátria e ao Residencial Sonho Meu em busca de famílias contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A estimativa é de que cerca de 400 famílias estejam há dois anos sem realizar a atualização dos dados e já se encontram na listagem de averiguação do Tribunal de Contas da União (TCU). Dessa forma, essas famílias correm o risco de terem a transferência de renda suspensa sem a devida atualização das informações.

De acordo com a gerente do Programa Bolsa Família, Maria Claudete Orso, apesar de toda a estrutura montada para o processo de visitas, grande parte dessas famílias não se encontrava nos respectivos endereços.

“Conseguimos atualizar as informações de uma pequena quantidade, cerca de 70 dessas famílias. Nas restantes deixamos orientações por escrito para que nos procurem na sede do Programa ou nos Centros de Referência para atualização”, explica.

Atualmente cerca de 16 mil pessoas na capital recebem o BPC, no valor de um salário mínimo. Ele é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiências às condições mínimas de uma vida digna. Em todo o país o número de beneficiados chega a dois milhões.