Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

10 de Junho de 2011 15h00

Encontro de Deficientes encerra preparação da Conferência de Assistência Social

10/06/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A última etapa de preparação para a VIII Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na tarde desta quinta feira (09-06), na sede da Associação Coxipoensse dos Deficientes, localizada no Bairro Pedra 90. A discussão reuniu cerca de 200 representantes e lideres comunitários, associações como APAE e Pestalozzi, e pessoas da comunidade interessadas no avanço das políticas públicas para os deficientes.

Os grupos de trabalho fizeram proposições pela melhoria do espaço físico dos Centros de Referências da Assistência Social-CRAS para atendimento às comunidades, por maior investimento para contratação de pessoas, serviços e divulgação dos serviços oferecidos, acessibilidade, ações realizadas  intersetorialmente, concurso público para garantia dos serviços, e a participação efetiva dos deficientes na construção do PPA - Plano Plurianual Anual da Assistência Social. Assim como ocorreu nas miniconferências regionais, as proposições vão compor as discussões da VIII Conferência Municipal de Assistência Social, prevista para os dias 07 e 08 de julho no Hotel Fazenda Mato Grosso.

 A Conferência terá o eixo principal de discussão sobre o tema “Avançando na consolidação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios”.Trabalhadores e usuários do Sistema Único da Assistência Social-SUAS vão discutir, avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento do sistema, com a perspectiva da valorização dos trabalhadores e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

As inscrições vão ate o dia 27 de junho de 2011, na sede do CMAS, situado à Rua Regis Bittencourt, n°384, bairro do Porto.

A Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS Cuiabá, Regina Célia Reis de Morais Daltro, considerou que a participação das comunidades nesta primeira etapa, foi muito expressiva. “Tivemos representantes dos seguimentos de crianças, idosos, jovens e deficientes. O enfoque desta Conferência é a valorização dos trabalhadores, com melhores condições de trabalho, e a realização de concurso publico nesta área é uma das prerrogativas”, afirmou ela.