Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

03 de Março de 2011 17h30

Diretoras de creches municipais recebem homenagem na Câmara de Cuiabá

03/03/2011

Marcia Caetano/Smasdh

A sessão especial da Câmara de Vereadores pelo Dia Internacional da Mulher, nesta quarta feira (02/03), foi em homenagem às 45 diretoras de creches municipais de Cuiabá, a pedido da vereadora Lueci Ramos (PSDB), única representante feminina no Poder Legislativo. A sessão para Moção de Aplausos ocorreu no Plenário do Palácio Pascoal Moreira Cabral e contou com a presença de mulheres representantes das secretarias municipais de Educação e da Assistência Social.

Abrindo as homenagens, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Luiza Volpato falou da trajetória de luta da mulher para a conquista de seus direitos e espaço, lembrando que mesmo na literatura, na ficção, a mulher enfrentou um longo caminho até o reconhecimento nas legislações específicas de seus direitos.

A secretária de Assistência Social em transição, professora Julieta Domingues, falou sobre a importância das creches para as mães que precisam deixar seus filhos para voltar ao mercado de trabalho.

“A mulher parte para o mercado de trabalho, porém não se esvazia do seu papel de mãe. Ela precisa enfrentar o seu conflito interno, a culpa que sente por deixar seu bebe aos cuidados de uma instituição. A profissional, diretora das creches é que acolhe e orienta de acordo com uma proposta pedagógica, criada para garantir o cuidado, a segurança e a educação para desenvolver os aspectos físico, psíquico e emocional da criança. Assim a mulher pode partir para o mercado de trabalho com tranquilidade”.
Participaram da sessão os vereadores professor Néviton Moraes, Clovito, Misael Galvão  e Lúdio Cabral.

Entre as autoridades estavam a deputada estadual Luciane Bezerra, o secretário de Educação municipal, Permínio Pinto, representando o Prefeito de Cuiabá, a secretária de Cultura, Daniela Ribeiro Cardoso, a representante do movimento Consciência Negra no Estado, Jaci Proença, além de diretores e técnicos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH).