Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

21 de Setembro de 2011 09h45

Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência reúne mais de 300 pessoas na Praça Alencastro

21/09/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 3645-6055

Mais de 300 cuiabanos participam da celebração do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (21-9), na Praça Alencastro. O encontro conta com apresentação de corais, danças e exposições de artesanatos. O Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência (CMDPD) está à frente da mobilização com apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Corpo de Bombeiros.

 Realizada pelo 6º ano consecutivo a mobilização visa levar a sociedade de Cuiabá o dia-a-dia de cidadãos que portam algum tipo de deficiência, bem como mostrar os avanços e conquistas que ainda podem ser alcançados.

 A presidenta do conselho, Mariley Auxiliadora de Jesus, acredita que as comemorações servem como reflexão para os novos caminhos a serem seguidos pelos portadores de deficiência. “Este é o momento de reforçar as políticas públicas direcionadas a todos nós”.

 Prestigiando o encontro a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Regina Kaizer, aproveitou para manifestar o apoio e prontidão da Prefeitura de Cuiabá no auxílio à luta das pessoas com deficiência. “É de suma importância a prática de políticas voltadas a eles. Inclusive, a sociedade como um todo tem que extinguir com as desigualdades, sendo este o primeiro caminho para a superação”, pontua.

OBSTÁCULOS

 Ao longo da comemoração pessoas com deficiência aproveitaram para manifestar suas maiores necessidades. Como o caso de Dona Ivete Rodrigues, de 43 anos, que há pouco mais de um ano anda de cadeiras de rodas, por conta de um acidente de trânsito, que causou o esmagamento do nervo de sua perna direita.

“O que nos faz sentir mais impotentes no dia-a-dia é a ausência de acessibilidade para trafegarmos nas ruas e calçadas de nossa cidade. A dificuldade nos transportes públicos também é outro dilema a ser solucionado”, elencou Dona Ivete.