Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

19 de Agosto de 2011 14h50

Cuiabá sedia oficina de Trabalho e Avaliação do Sistema Único da Assistência Social (Suas)

19/08/2011

Ângela Jordão/PMC

 A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, e o secretário Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mário Lúcio Guimarães de Jesus, participaram na manhã desta sexta-feira (19/08) da abertura da Oficina de Trabalho - Avaliação do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O evento é promovido pelo Governo do Estado - por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) - em parceria com a Prefeitura de Cuiabá.

A oficina tem o objetivo avaliar os programas e diagnosticar os gargalos na execução da Política de Assistência Social no Estado, e conta com a presença da primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa, gestores e técnicos da Secretaria Estadual e de municípios que compõe o pólo Cuiabá: Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora de Livramento, Planalto da Serra, Poconé e Santo Antônio.

A ação de monitoramento desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) teve início no mês de maio e já percorreu os pólos de Água Boa, Pontal do Araguaia, Primavera do Leste, Juína, Tangará da Serra, Sinop, Colíder e Pontes e Lacerda.

Durante a oficina, a equipe técnica da Assistência Social da Setas irá apresentar o resultado do monitoramento aos gestores municipais da região, e encontrar junto com os mesmos as formas de melhorar o atendimento à população usuária da assistência social. Ao final do evento, será proposta uma agenda de compromissos para a Assistência Social no estado a serem implementados entre os anos de 2011 e 2015.

“É extremamente importante este encontro, para que juntos possamos conhecer ainda mais a realidade de cada município, aprofundar o conhecimento sobre a política nacional da Assistência Social e fazer a troca de experiências de gestão. A gestão é feita nos município e o Estado está aqui para colaborar e auxiliar. Porque o Estado só vai bem se os municípios estão bem”, declarou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.

Já o secretário de Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Mário Lúcio Guimarães de Jesus, ressaltou a importância da atuação dos técnicos de assistência social “para diminuir a extrema miséria que ainda existe em Mato Grosso”. De acordo com dados do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), o estado tem, atualmente, 167 mil pessoas vivendo em situação de extrema pobreza.  

A primeira dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, disse que “somente através do trabalho de assistência social e da ajuda mútua entre estado e municípios, vamos conseguir modificar a realidade do Brasil. A realidade de muitas famílias que ainda vivem sem as condições necessárias”.

Norma Sueli Galindo é coordenador do projeto “Valorizando Vidas”, desenvolvido com as famílias que trabalham no aterro sanitário de Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá, por através da interação de várias Secretarias, está levando inúmeros serviços a estas famílias, que ajudam a preservar o meio ambiente por meio da reciclagem do lixo. Elas recebem assistência nas áreas de saúde, educação, melhoria das condições de trabalho e valorização da produção a partir da reciclagem do lixo. “Hoje, temos lá quatro estudantes universitárias, que trabalham com reciclagem. Agora, as famílias têm perspectivas de melhoria de trabalho e renda, o que antes não tinham”, destaca a primeira dama de Cuiabá.