/

02 de Dezembro de 2011 08h31

Cuiabá sedia Copa Brasil de Goalball

02/12/2011

João Ribeiro - SMASDH: (65) 9976-0081

A Associação Mato-Grossense de Cegos (AMC) é uma das 19 equipes participantes da Copa Brasil de Goalball. O campeonato, que reúne times de 10 estados brasileiros, teve início ontem (01-12) no Ginásio Aecim Tocantins. O torneio vai até domingo (04-12), com jogos nos períodos matutino, vespertino e noturno. A secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) é parceira do campeonato com a distribuição de alimentos aos atletas.

O gerente de Núcleo de Apoio à Pessoa com Deficiência da SMASDH, Luiz Carlos Grassi, disse que o evento é de extrema riqueza para Cuiabá. “O torneio é muito importante para a capital, porque é escolhido pelo Comitê Olímpico. É a terceira vez que o Município é selecionado para sediar o campeonato, isso valoriza nossos atletas, mostrando que leva a sério a questão do Desporto do Deficiente”.

O presidente da Federação Mato-Grossense de Desporto para Cegos, Marcino Oliveira, destacou a importância do evento  para Cuiabá. “O campeonato não é apenas positivo para os deficientes visuais, mas para toda a sociedade mato-grossense, pois é um torneio nacional, de grande porte, que mostra a todos a capacidade de cada atleta”, disse.

A direita da Seleção Brasileira Feminina de Goalball, que conquistou a prata no Parapan de Guadalajara (México), a atleta mato-grossense, Cláudia Paula Gonçalves de Amorim Oliveira, é uma das integrantes da equipe da AMC.  Das 19 equipes que disputam o Campeonato, sete são femininas.