Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Setembro de 2012 11h53

Cuiabá recebe exposição 1000 Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo

27/09/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Cinquenta e duas mulheres brasileiras, pela relevância dos serviços prestados, são homenageadas pela exposição 1000 Mulheres Pela Paz ao Redor do Mundo, que foi aberta em solenidade na noite de quinta-feira (26-09), no Pavilhão das Artes do Palácio da Instrução. Constituída de rostos, fotos e fatos, a exposição poderá ser visitada de 26 de setembro a 10 de outubro, e os visitantes não precisam pagar pela entrada.
 

“O conhecimento sobre o trabalho dessas mulheres, a luta de cada uma delas  é de fundamental importância para que a sociedade saiba mais. A Prefeitura de Cuiabá defende o empoderamento das mulheres e emprega todos os instrumentos da rede, na área da saúde, da cultura, do esporte, da assistência, para alcançar esse objetivo”, explicou a gerente da Casa de Amparo Celcita Pinheiro da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH), Jana Baugartner durante a abertura do evento. 

Ela destacou ainda que palestras, cursos, oficinas, ações de promoção à cidadania integram o calendário de atividades executadas diariamente em todas as unidades ligadas à Assistência Social e Desenvolvimento Social. 

Para a gestora estadual da política para a mulher em Mato Grosso, Ana Emília Sotero, a Exposição e as oficinas temáticas programadas para o dia de hoje possibilitarão uma intensa reflexão e mudança comportamental. “Como é que a gente pode contribuir para uma cultura de paz? Penso que as primeiras ações começam dentro de casa com a equidade de gêneros, na sequência nas escolas e assim devem ser multiplicadas’. 

Conforme o cronograma de atividades da Exposição, na data de hoje e amanhã (27 e 28) serão realizadas oficinas de educação popular feminista sobre violência doméstica interconectada ao conceito ampliado de paz (Resolução 1325 da ONU) e ao de Masculinidades.
 A presidente da Associação Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo, Clara Charf, de 87 anos, veio a Cuiabá pela primeira vez e pontuou “que o Brasil indicou um total de 262 mulheres para a composição do painel e que diante de tantas guerreiras foi necessário um amplo processo de pesquisa para a seleção das 52 que merecidamente integram a exposição”. 

Apoio - O projeto “Redefinindo Paz” tem o apoio da Associação Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo (Suíça), EED (Alemanha), Fundação Avina, Instituto Avon, Vital Voices, NNEDV e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras. As parcerias nacionais são: Rede Mulher de Educação, Instituto Promundo, União de Mulheres de São Paulo e Geledés Instituto da Mulher Negra e Governo do Estado de Mato Grosso.

(Com informações da Secretaria Estadual de Cultura).