Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

22 de Novembro de 2012 13h59

Crianças e adolescentes de Cuiabá participam de curso sobre resistência às drogas

22/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

A criançada atendida pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e adolescentes do Projovem do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Novo Colorado, administrado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá, participam nessa semana de um curso promovido em parceria com a Polícia Militar, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Essa é a primeira experiência desenvolvida em parceria com a base comunitária de segurança pública do Ribeirão do Lipa, para a divulgação de projetos que visam à promoção de uma cultura de paz e alertar a criançada sobre os malefícios do uso das drogas lícitas e ilícitas.

“A vulnerabilidade social é muito intensa nessa região e a orientação é uma importante ferramenta de trabalho que possuímos”, conta a gerente da unidade, Taíza Aparecida Mattos.

Responsável por ministrar o curso “As drogas nos ajudam ou prejudicam?” todas às manhãs, o cabo Célio Miranda, avalia que a metodologia empregada é de fácil assimilação. Por cerca de 40 minutos, o policial explanou sobre entorpecentes, penalidades, saúde associado a um currículo destinado para a educação infantil.

“Nós seguimos currículos estrategicamente elaborados para faixas etárias, o que possibilita que agreguem esse conhecimento a sua vida naturalmente”, explica o cabo.

Fortalecimento de vínculos

Por estar inserido em uma região com altos indicadores de violência, Taíza frisa que o CRAS sempre oferta ações que potencializam os vínculos familiares, assim como disponibiliza atividades que promovam a integração. ‘Na tarde de hoje, por exemplo, a partir das 13h, vamos ofertar aulas para que as famílias da região aprendam a confeccionar sabão de maneira artesanal’.

De forma concomitante as palestras do Proerd para a garotada, pais e responsáveis também foram convidados a discutirem temas relacionados à boa convivência, educação, saúde, além do acompanhamento do desenvolvimento de seus filhos.

Ela cita ainda que o Peti atende a cerca de 65 crianças e disponibiliza uma série de atividades, dentre elas a  realização de aulas de artes marciais.