/

28 de Novembro de 2012 13h46

Crianças do Peti participam de encerramento de programa que combate a exploração infantil

28/11/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Cerca de 50 crianças do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá beneficiadas com as atividades ofertadas pelo Programa Força do Esporte (Profesp) participaram da solenidade de encerramento das atividades na manhã desta quarta-feira (28/11).

O Profesp é uma iniciativa do Ministério da Defesa e Ministério da Justiça e executado em Cuiabá pelo Batalhão Laguna (44ª Batalhão de Infantaria Motorizado) e é um aliado no combate a exploração ao trabalho infantil.  Na capital, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano é a responsável pela gestão do Peti.

“Nós somos parceiros dessa atividade que fomenta práticas desportivas e potencializa a descoberta de novos talentos”, explica a coordenadora do Peti em Cuiabá, Juscimeire Silva.

Ela frisa que o trabalho desenvolvido beneficia crianças moradoras de áreas como Jardim Novo Paraíso e Jardim União, beneficiando diretamente famílias em extrema situação de vulnerabilidade social.

O tenente do 44º BIMTZ, Sant’ Cler Missa, explica que o Profesp está em sua 5ª edição. “E nossas perspectivas são de crescimento para 2013. Neste ano conseguimos atender a cerca de 80 crianças de Cuiabá e Várzea Grande”.

O Profesp disponibiliza uma equipe composta por dez profissionais (entre militares e profissionais da área de educação física) para o desenvolvimento das atividades. Além das práticas esportivas, as crianças assistem palestras, noções de ordem unida, desenvolvem atividades de fomento ao civismo.  As atividades são realizadas três vezes na semana, durante quatro horas diárias.