Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

18 de Outubro de 2013 10h30

Crianças atendidas por projetos sociais farão apresentações para a sociedade

18/10/2013

Secretaria de Comunicação de Cuiabá


As aulas do “Curso Teatro e Dança na Comunidade”, que começaram no dia 10 de setembro para as crianças atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos bairros Tijucal, CPA, Jardim Araçá e Planalto, além dos Distritos da Guia e Aguaçú em Cuiabá, serão encerradas com apresentações simultâneas pela cidade em dezembro.

 

As aulas são gratuitas e serão concluídas com uma apresentação pública, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 17h. Também serão feitas apresentações nas mesmas datas, no período diurno, nas Praças da República, Ipiranga e Alencastro, região central de Cuiabá.

 

Participam do projeto crianças e jovens com idade entre 6 a 17 anos, que integram os projetos Siminina, Projovem Pet e do Cadastro Único.

 

Este ano, o festival, que anteriormente era realizado somente pelo público participante do Programa Siminina, também terá a participação de crianças de outros projetos, programas e serviços realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

 

Os cursos estão sendo ministrados em parceria com o Conselho Municipal da Infância e Adolescência e o grupo de teatro Cena Onze. Ao todo, o projeto já possui 700 crianças e adolescentes inscritos.

 

“A ação, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, visa a proporcionar bem estar, cultura e lazer a crianças em situação de vulnerabilidade social. Além do curso, as crianças e adolescentes recebem apoio pedagógico, participam de atividades lúdicas, culturais, palestras, oficinas e orientação de temas geradores, como saúde, direitos e deveres”, afirmou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues.

 

Homenagem

 

O tema a ser abordado nas apresentações será as “Lendas de Mato Grosso”. As apresentações também homenagearão a uma importante figura da História de Mato Grosso: Clóvis de Mello foi o mais antigo juiz federal a atuar por Mato Grosso.

 

Ele foi professor de Direito na UFMT, presidente da Academia Matogrossense de Letras por dois mandatos, chefe de polícia do Estado (equivalente ao atual cargo de secretário de Segurança Pública), consultor jurídico do governador Júlio Campos e sub-chefe da Casa Civil. Na OAB, foi conselheiro federal e estadual, além de vice-presidente em Mato Grosso na gestão da agora desembargadora Maria Helena Póvoas.