Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Maio de 2012 09h32

Cras Praeiro promove atividade cultural a grupo de idosos

25/05/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Uma tarde de integração. Assim pode ser definida a atividade realizada pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Praeiro que reuniu 85 idosos durante a tarde de quinta-feira (24/05), no Centro Comunitário do bairro Grande Terceiro, em Cuiabá. A atividade reuniu grupos de idosos dos bairros São Mateus, Grande Terceiro e Praeiro.

Socialização, troca de saberes, promoção de relações interpessoais foram contempladas em atividades recreativas propositalmente elaboradas nesse intento. “São ações simples, mas que geram um grande bem estar e auxiliam o processo de envelhecimento com saúde”, explicou a gerente de unidade, Claudineia Moraes. Oito pessoas atuaram para que a segunda edição da festa de integração pudesse ser executada.

Música, dança, dinâmicas, brincadeiras, foram empregadas para o estímulo a convivência atuando de maneira preventiva ao isolamento de idosos.  A mais idosa da turma, Maria Luiza de Magalhães, 91 anos, disse ‘adorar’ participar grupo de idosos.  “Já tem uns cinco anos que faço atividades. Adoro as aulas de tricô”, relatou.

Animada com a festa, a dona de casa Luiza Silva Rosalvo, 58 anos, contou que fez muitos amigos e que as ações específicas para grupo de idosos possibilitam o envelhecer de maneira mais saudável. Emocionada, comentou que pôde conhecer o Hotel Águas Quentes como presente do dia das mães, com o intermédio do CRAS. “Estava confusa se iria participar ou não, mas depois deu tudo certo. Nunca pensei em conhecer um lugar como aqueles com tanta água, tanta piscina”, disse.

A Unidade

O CRAS Praeiro possui área de abrangência de 11 bairros e viabiliza a essas comunidades uma série de serviços.  Por meio do Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF) realiza o trabalho de monitoramento das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e proporciona adoção de medidas pertinentes a suas atribuições, como inserção no CadÚnico, a divulgação da oferta de vagas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), acompanhamento psicossocial e para os serviços do município (saúde, educação, emissão de documentação, dentre outros).

A unidade também oferta oficinas de artesanato (no mês de maio foram realizados cursos de bijuterias e de confecção de móbiles), e promove de maneira articulada a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) uma série de palestras e ações educativas para as comunidades atendidas.