Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

14 de Setembro de 2012 15h08

CRAS participam de mutirão para novas turmas do Pronatec

14/09/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810

Profissionais dos 13 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) estarão mobilizados na próxima semana (de 17 a 22) para a realização de matrículas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa é executado pelo Governo Federal em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT).

Cerca de duas mil vagas, em 17 cursos, estarão à disposição da população em situação de vulnerabilidade social. A estratégia é qualificar as famílias e possibilitar o acesso ao mercado de trabalho.

A assistente social, Aurenilce Barros, que atua junto à Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, pontua que a meta é realizar a abertura de quatro turmas por cada Centro de Referência e Assistência Social (CRAS).

Seguindo uma nova dinâmica proposta, as turmas que serão montadas durante o mutirão começam a ter aulas já a partir do dia 1º de outubro.  “Antes havia uma pré-inscrição, e depois esse nome era encaminhado para nosso parceiro ofertante que só então cadastrava para montar uma turma. A metodologia agora é diferenciada”, disse a assistente.

Ela explica ainda que “com esse novo formato queremos atender a 120 pessoas por unidade. Temos a demanda para esses cursos”. Aurenilce cita que para possibilitar a melhor acomodação, 40 salas de aulas de uma faculdade instalada no bairro Dom Aquino já foram alugadas. “O deslocamento não será problema, já que o Pronatec disponibiliza auxílio transporte”.

Cursos

Ao todo, são 17 cursos disponibilizados tanto pela Escola Senai da Construção (instalado no Distrito Industrial) quanto pelo Senai-Cuiabá (localizado na avenida 15 de Novembro). São eles: Aplicador de Revestimento Cerâmico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Financeiro, Carpinteiro de Obras, Costureiro, Designer Gráfico, Impressor Offset, Instalador Hidráulico, Marcenaria, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Computador, Operador de Caixa, Pedreiro, Pintor de Obras, Soldagem Mig/Mag.