/

22 de Janeiro de 2013 17h00

CRAS do Novo Colorado realiza evento de integração entre beneficiários de programas sociais

22/01/2013

Renata Neves - 8454-6955 / 3645-6054

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Novo Colorado realiza, nesta quarta-feira (23), evento visando promover a integração entre os programas sociais desenvolvidos na unidade, bem como o fortalecimento de vínculo entre as crianças, adolescentes e idosos atendidos e suas famílias.

O evento contará com a presença do secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior, e a integração será celebrada com um café-da-manhã.

Na ocasião, crianças, adolescentes e idosos atendidos na unidade por meio do ProJovem, Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) e do Grupo de Idosos confeccionarão pipas que serão utilizadas em campeonato a ser desenvolvido ainda este mês.

Mantido pelo Governo Federal em parceria com o município, o ProJovem atende adolescentes com idades entre 15 e 17 anos oriundos de famílias em vulnerabilidade social. Atualmente 1.450 jovens de Cuiabá são atendidos pelo programa nas 10 unidades espalhadas pela cidade.

As aulas oferecidas pelo ProJovem são realizadas no contra turno escolar. Além de ações culturais, também são desenvolvidas práticas desportivas, musicais e de letramento.

Já o Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) atende a um total de 3.160 crianças e adolescentes com idade as partir de 7 anos até 15 anos e 11 meses que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. Toda criança/adolescente inserida no Peti recebe transferência de renda do Governo Federal no valor máximo de R$ 40. 

Secretário de Assistência Social de Cuiabá, José Rodrigues Rocha Júnior ressalta a importância das atividades. “O Peti, por exemplo, garante atendimento a crianças retiradas do trabalho infantil e oferece a elas atividades culturais, esportivas, escolares e de lazer, contribuindo para o aprendizado e fazendo com que elas recebam atenção por parte do poder público”.

Entre as metas estabelecidas para sua gestão, está a de expandir a rede, ampliando o número de CRAS.  Segundo o secretário, as unidades existentes hoje atendem apenas 28% da demanda.

Os CRAS disponibilizam uma série de serviços à população, como oficinas profissionalizantes, serviço de fortalecimento de vínculos e oferta de projetos sociais a crianças e adolescentes.