Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

04 de Junho de 2012 09h28

CRAS CPA e Senac formam turma de recepcionistas por meio do Pronatec

04/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do CPA realizou na última sexta-feira (01/06), a formatura da segunda turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Cuiabá.Treze mulheres, de um total de 17 participantes, concluíram o curso de formação inicial continuada como camareiras. Foram 180 horas de aulas administradas pelo Senac. O curso incluiu ainda visitas técnicas a hotéis renomados na capital e passeios culturais por pontos turísticos da cidade, como a Casa do Artesão.

Além de possibilitar a inclusão produtiva a um público em situação de vulnerabilidade social, as aulas do Pronatec viabilizam o despertar de sonhos.  “Por causa dessa qualificação eu tive vontade de estudar de novo e me matriculei no curso de pedagogia. Não quero mais só ficar em casa ou trabalhando como diarista”, disse a formanda Degiane Aparecida Arruda Oliveira, 28 anos.

Mãe de duas crianças, de 13 e 9 anos, Degiane contou que pretende realizar mais um curso gratuito. “Quero melhorar o meu currículo. Ter novas oportunidades na vida”.

“A qualificação inclui aulas de introdução ao mercado de trabalho, relacionamento interpessoal, ética, cidadania e apresentação”, explicou a professora Érika Paula Souza Corrêa Souza da Costa. Ela pontuou ainda que muitas empresas procuram o  Senac solicitando informações sobre concluintes de cursos para a contratação.

Outro depoimento foi o da dona de casa Tatiane da Silva, 31 anos. “Eu fiquei sabendo do curso e corri para fazer a inscrição. Antes eu ficava muito tempo em casa e estava ficando com depressão. Não podia perder essa oportunidade. E agora eu quero dar continuidade aos meus estudos. Já tenho o segundo grau completo”.

De acordo com a assistente social do CRAS CPA, Thaís Auxiliadora Zattar, mais duas turmas do Pronatec serão montadas. A previsão de início das aulas é para os meses de julho e agosto. Já podem ser feitas as inscrições para o curso de atendente de nutrição e para auxiliar de recursos humanos.  Cada turma será composta por 30 estudantes.  As aulas serão realizadas no espaço do CRAS, que está instalado na rua  67, quadra 09, nº 47, CPA III, Setor I.