Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

13 de Setembro de 2013 15h00

Conselhos tutelares recebem veículos para atender crianças e adolescentes

13/09/2013

Evelyn Ribeiro

A Prefeitura de Cuiabá entregou, nesta sexta-feira (13), seis veículos que serão utilizados nos seis Conselhos Tutelares da cidade de Cuiabá.  Na ocasião também foram fornecidos 30 computadores, sendo cinco para cada conselho. Os veículos vão tornar mais eficientes os atendimentos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violência.

Conforme relatório da Secretaria Municipal de Assistência Social, no ano passado os conselhos totalizaram 10 mil atendimentos. Já no primeiro semestre de 2013 foram realizados nove mil atendimentos.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, a preocupação de se realizar um bom trabalho para auxiliar crianças e adolescentes, principalmente nos dias atuais, não pode deixar de ser reconhecida. “Estamos contentes com os resultados, até porque sabemos das dificuldades e prioridades que temos que dar às crianças e adolescentes”.

Receberam as chaves e os computadores os coordenadores dos Conselhos Tutelares do bairro Planalto, Coxipó, CPA, Pedra 90, Santa Izabel e Centro. Emocionada, a coordenadora de todos os conselhos tutelares, Flávia Cristina, considerou a entrega dos carros e dos equipamentos como uma conquista. “Estamos muito felizes, cada conselho agora terá dois veículos que vão ajudar na nossa atuação e reforçar a luta pelos direitos das crianças”.

O secretário Municipal de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, avalia que, independentemente do número de ocorrências, a qualidade nos atendimentos está sendo uma das prioridades. “Temos que parabenizar os conselhos, porque estão conseguindo dar conta das demandas”.

Sintonia – Segundo a primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, a participação dos conselhos, juntamente com poderes como o Judiciário, vai fazer com que a Prefeitura de Cuiabá tenha condições de melhorar o atendimento à população.

“Iremos priorizar a política de proteção e atendimentos às crianças e adolescentes em Cuiabá. Já iniciamos fazendo imediatamente a adequação e melhoria na infraestrutura para os Conselhos Tutelares. Tenho mantido um diálogo constante com a juíza Gleide Bispo e com o Ministério Público, por reconhecer a necessidade e a importância da sintonia entre os entes públicos”, disse Virginia Mendes.

Também participaram da cerimônia de assinatura do termo de entrega dos veículos o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, a juíza de direito da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude, Gleide Bispo, e também o promotor Rogério Bravin de Souza.

 “Hoje o Ministério Público está aqui em peso porque acreditamos nessa causa, que é o resgate das crianças e adolescentes – e vemos que ela é também a preocupação da administração municipal”, disse Paulo Prado.